sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.

Teve grande repercussão o fato de o Ministério público do Estado de São Paulo ter apresentado denuncia contra Edir Macedo, fundador da Igreja Universal. A promotoria acusa o Pastor e mais nove pessoas de desvio do dinheiro oriundo das ofertas dos fiéis, e de formação de quadrilha. A notícia mobilizou a atenção da Mídia nacional e internacional. Ênfase especial foi dado pela rede globo de televisão, principal concorrente da Rede Record que pertence ao pastor chefe da IURD. É notória a briga por audiência que vem travando há algum tempo estas duas redes de televisão.

Então, qual seria o objetivo obscuro dessas grandes corporações senão o de manipular as grandes massas, e submeter a consciência coletiva em benefício exclusivamente seu, proclamando-se a poderosa dona da verdade e detentora da hegemonia da informação e do conhecimento? Uma pactua com o poder governamental, ajudando eleger, e até mesmo derrubar mandatários do poder público, pois seu poder de influência é maior já que detém maior amplitude de re-transmissão de sua grades de programas pelo país afora. Outra se prevalece do poder e da influência da religião, utilizando do benemérito da isenção de impostos concedido às Igrejas para formar patrimônio monetário devidamente limpos com a remessa para paraísos fiscais. Ambas utilizam-se de estratégias semelhantes para adquirir audiência e prender a atenção do povo, através de projetos sociais formados pela contribuição monetária espontânea das fiéis ovelhas e do solidário espectador. O resultado aparentemente é benéfico a uma razoável parcela dos desvalidos, notadamente as crianças. Mas, a fatia maior fica tão somente com quem promove a ação, manipulando informação, divulga interpretações próprias. Submetendo o senso crítico das pessoas impedindo-lhes do raciocínio lógico. No fundo, grandes tubarões a engolir cardumes insignificantes de seres humanos à garantir sua supremacia e tão somente sua própria sobrevivência.
Aprendi vivendo, que há duas coisas que o cidadão comum não deve discutir mesmo que tenha algum conhecimento: religião e futebol. Isso não leva a resultado nenhum e não traz felicidade.
No entanto não pude deixar de refletir sobre a opinião de um sobrinho que me chegou por e-mail. É sobre interpretação das sagradas escrituras e como um líder religioso divulga a sua própria opinião levando o povo a acreditar e ainda a pactuar com sua "iluminada" interpretação.
Consta no próprio Blog do Pastor, a seguinte pergunta: Qual é a razão de a Igreja Universal pagar para exibir os programas na rede Record se o bispo é dono dela? Como pode se verificar esta é uma interpretação única e exclusiva para atender tão sòmente a sua própria intenção, desprezando o real significado da mensagem de Cristo em Marcos 12.13-17, totalmente diferente. Diga-se de pasagem que a quantia que compra o horário na TV record, sem imposto algum (oriunda da contribuição dos fiéis) é muito maior do que do que se paga em outra emissora qualquer.
Não quero questionar a opção religiosa de cada um. Mesmo por que nos é assegurado a liberdade de pensamento independentemente de religião, raça e condição social. Me vem a lembrança dos tempos acadêmicos quando nossa tarefa era produzir resenhas de obras literárias, e interpretar a idéia do autor. Nessa ocasião conhecemos termos como a exegese e poderíamos verificar a diversidade de interpretações apresentadas. Ora equivocadas, ora totalmente distorcidas em relação ao conteúdo da mensagem.
Penso que a mais importante deixada nas escrituras - "Ama a Deus sobre todas a coisas e ao próximo como a si mesmo" - é esquecida e jamais praticada. Grandes corporações, grandes líderes religiosos em suas milhares de religiões estão a interpretar as Leis divinas e as leis dos homens ao seu bel prazer, confundindo seus discipulos para obter benefício próprio. Dizem não a Deus e também a Cesar.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

rafael disse...

Corporações que usam e abusam da bem intensionada fé, seja em religiões ou em grupos políticos, sejam eles quais forem.
Nunca respeitei qualquer tipo de autoridade estabelicidamente terrena, voto nulo, acredito em Deus sim, porém não me aproximo de religiões, pois acredito que enquanto o poder terreno, e a ganancia moverem os sentimentos humanos, não podemos nem nos dizermos humanos.....
Liberdade, livre arbítrio, são associados, discaradamente a leis e dizimos, repudio qualquer tipo de alienação, e muito pior essa que interpreta a bíblia, e se dizem preocupados com a salvação da alma.....

Queimem no inferno, hora pois, todos que buscam poder........

Infiéis

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger