quarta-feira, 23 de março de 2011

Havia uma pedra no caminho

- No caminho, com Maiakóvski - é o título de um poema de autoria de Eduardo Alves da Costa, publicado na década de 60, que segundo o autor se tornou símbolo na luta contra o regime militar. Depois virou livro com o mesmo título, publicado em 1985, pela editora Nova Fronteira. Acontece que, durante mais de 30 anos o escrito esteve envolvido em uma grande confusão. Certamente por causa do título, muitas e muitas vezes, teve a autoria atribuída ao poeta russo, Vladimir Maiakóvski. Me lembrei de ter lido o trecho inicial em uma mensagem recebida por e-mail, cujo PPS anexo menciona logo na introdução, Maiakóvski como autor.

Toda a polêmica, veio à tona quando a novela das oito (globo), mostrou a personagem Helena (Christiane Torloni), em "Mulheres Apaixonadas", lendo o tal trecho do poema. Nessa ocasião, é citado o autor:  Eduardo Alves da Costa. A confirmação da autoria, foi citada dois capítulos depois. Reafirmada com o convite do autor da novela, Manoel Carlos, para que o escritor fizesse o lançamento do seu livro na própria novela.

Então, uma novela serviu para escrever os capítulos finais de outra "novela" criada em torno da verdadeira autoria do poema. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, edição de 20/09/2003, o autor revelou fatos sobre a polêmica, na tentativa de tentar remover do seu caminho esta pedra que há muito lhe causa transtornos. Clique na imagem para ver parte de sua entrevista.  

Imagem reprodução: Acervo Folha.com

O autor revela que todo engano começou com a publicação pelos jornais universitários nos anos 70. "Fiseram até camisetas na época das Diretas-já". - O psicanalista Roberto Freire, o cita em um de seus livros, como sendo de autoria de Maiakóvski e traduzido por mim - disse Costa. - Já encomendei toda a obra de Maikóvski. "Quando alguém me questionar, entrego os cinco volumes e mando achar o poema lá".

Coinscidência ou não,o poeta Soares Feitosa, parece obedecer a sequência dos slides que compõem o PPS acima referido, quando da elaboração de um texto publicado no portal Revista Agulha, de sua responsabilidade. 1- Maiakóvski (Eduardo da Costa Alves), 2 - Brecht, 3- Niemöller... até chegar em uma parte do texto (publicado em jornal) elaborado pelo Sr. Claudio Humberto, em 09/02/2007.  Descrevendo a tragédia que tirou a vida de um filho seu, que ficou preso pelo cinto de segurança (do lado de fora), quando assaltantes em fuga roubaram um veículo de sua propriedade.
O texto deste PPS, como você pôde ver, conclui a interligação dos trechos citados, mencionando os "caprichos da ruína moral dos poderes governantes".
Parafraseando, Soares Feitosa, Não há nada de novo sob o Sol. O importante é a re-criação, a re-escritura.             


Clique aqui para ler o poema inteiro(com link para áudio).

Imagem: NósForaDosEixos
           
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Em Busca de Fazer História disse...

muito bom o poema e melhor ainda agora saber a verdadeira história do mesmo, este poema foi então um marco da resistência do povo contra a hipocrisia e autocracia dos "senhores" militares, "donos do mundo", mas ao mesmo tempo é muito bom imaginar que nos serve ainda hoje, quando sentamos em nossas poltronas achando-nos feliz por vivermos nesta "democracia", quando na verdade nada mais é que a grande mentira, sufocada no peito do poeta.

grande abraços

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger