sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kadafi foi capturado vivo? [vídeo]

A notícia de que Muamar Kadafi foi capturado e morto em Sirte, sua cidade natal, deu início a uma grande celebração nos quatro cantos da Líbia. País em que o ex-ditador subjugou quase 6 milhões de pessoas, durante 42 anos de autoritarismo. O Conselho Nacional de Transição (CNT), que conduz o governo do país, desde a queda de Kadafi, confirmou sua morte no mesmo dia (20/10/11).
E ontem mesmo, o site "Misrata Livre", divulgou um vídeo em que aparentemente, Muamar Kadaki aparece vivo, no momento em que era preso pelas forças do novo regime.

As imagens levantam a hipótese de que o ex-chefe líbio estava apenas ferido no momento da captura. Em seguida é violentamente espancado, e sumariamente executado.


         
Ainda vivo após a captura por afpportugues


Nesta Sexta (21), O Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU pediu uma investigação completa sobre as circunstâncias da morte de Kadafi. "É um princípio fundamental do direito internacional que pessoas acusadas de crimes graves devem ser julgadas, se possível. Execuções sumárias são estritamente ilegais. É diferente se alguém é morto em combate", afirmou o o porta-voz Rupert Colville.

Por outro lado, a mídia em geral, apresenta a morte do coronel tirano em muitas versões, aqui e ali. E registros das manifestações de líderes das principais potencias mundiais, expressando um alívio estranho, e uma comoção discreta. Os mesmos que no passado não muito distante, cultivavam relações diplomáticas "amistosas" com o então todo poderoso governante. Kadafi, mantinha altas transações comerciais com muitos países em vários tipos de negócios. E bilhões de dólares em bancos estrangeiros, cujas contas se encontram bloqueadas. Esse dinheiro tem que ser devolvido ao povo líbio, de quem foi tirado. Assim como seus direitos universais, usurpados durante muito tempo sem que ninguém se importasse. A não ser o próprio povo, que lutou muito, e agora almeja por um governo pleno de Democracia.

A Agence France-Presse (AFP), foi a primeira agência a divulgar a foto de Muamar Kadafi morto.

Aviões dos EUA e da OTAN facilitaram captura de Kadafi na Líbia.

Veja fotos e faces de Kadafi.





Fonte: http://www.afp.com/afpcom/pt
Imagem: Not1.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger