sábado, 1 de outubro de 2011

Lula "Rock Star"

Ao descrever a homenagem feita pelo Instituto de Pesquisas Políticas de Paris (Sciences Po) que concedeu ao ex-presidente Lula o título de Doutor honoris causa, o jornal Le Monde, de Paris, diz que Lula foi recebido como um "rock star". E deu uma lição de política durante a sua passagem pela capital francesa. O artigo de página inteira, intitulado "Lição de política de um rock star chamado Lula", detalha toda a cerimonia, e fala que os estudantes o receberam como "torcedores enlouquecidos".

Na recepção, estudantes latino-americanos entoaram um trecho da famosa canção de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das flores", relata o jornal que menciona alguns comentários na porta do instituto, antes da chegada de Lula. "Será que ele fala inglês", teria dito um aluno chileno. "Parece que ele não fala nem português", teria respondido ironicamente um colega. No entanto, minutos depois, "esses mesmos alunos pulavam de entusiasmo ao ver o brasileiro entrar na sala como um pop star", diz o artigo.

      LMD_30092011


O artigo segue explicando os comentários de Lula sobre política internacional, a crise  econômica, e da situação atual da União Europeia. Concluindo, o texto menciona palavras de Lula no encontro promovido pela TV Al-Jazira, com jovens jovens tunisianos egípcios, líbios e bareinitas: "As pessoas querem ser livres, escolher seus dirigentes, participar das decisões importantes. A liberdade é a grande vocação da humanidade."

Ao que pese opiniões divergentes, publicadas na mídia brasileira acerca das homenagens recebidas pelo ex-presidente,  que chegou a vincular a pergunta capiciosa: por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição? Deixo ao melhor juízo do nobre leitor. O Blog do Guara é um espaço democrático, e seu comentário será levado a sério, desde que respeite os ditames da ética e dos bons costumes. 

O homenageado,  chamado "rock star",  Luiz Inácio Lula da Silva, cujas homenagens internacionais a elite miserável do Brasil jamais admitiu, dois dias depois seria convidado a receber o prêmio Lech Walesa, na Polônia. Assim chamado em homenagem ao também sindicalista e ex-presidente daquele país, ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Lech Walesa, é responsável pela fundação que reconhece personalidades que se destacam por seu apoio à liberdade, democracia e cooperação internacional. Lula decidiu doar este prêmio ($100 mil dólares) a um país da África.

Ao agradecer a homenagem, Lula disse: "Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive". 






Fonte: LuisNassifOnline.
Imagem: fotosearch.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger