terça-feira, 11 de outubro de 2011

Primavera Árabe está chegando aos EUA? [vídeo]

A onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorrem desde de Dezembro/2010, no Oriente Médio e Norte da África, chamada Primavera Árabe, pode estar se iniciando também no Ocidente. Há 3 semanas acontecem manifestações e protestos em Wall Street, Nova York. Já são 147 passeatas, e número de manifestantes cresce dia a dia. Veja o relato em vídeo do colunista internacional, Luiz Eça, analisando a atual situação, ignorada pela grande mídia.
Do lado de lá, a população se organiza através de greves, manifestações, comícios, inclusive usando como instrumento as mídias sociais, como o Facebook, Twitter e YouTube, afim de sensibilizar a Comunidade Internacional, diante da postura do Governo. Déspotas e autoritários, os Estados promovem a repressão implacável e a censura na Internet, contra povos que há muitos anos anseiam por Liberdade, Igualdade, e os ideais da Democracia, nem sempre plenamente reconhecidos nos países ocidentais.

Não por acaso, o prêmio Nobel da Paz deste ano, foi dividido entre três mulheres orientais: a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee, também liberiana, e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman. A justificativa do comitê do Nobel, está no reconhecimento de "lutas não violentas pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres de participar do trabalho de construção da paz".

Do lado de cá, a onda revolucionária de protestos e a manifestações, denominou-se Occupy Wall Street, e se espalha para 25 cidades nos Estados Unidos. Os protestos da população tem como foco a luta contra a crise econômica, o corporativismo, o desemprego, e o setor bancário. O principal ponto da revolta seria a dominação do governo através das grandes corporações, "cuja ganância teria criado a crise" americana. Que não é só econômica, mas também política. Igualmente contaminada pela corrupção. Crise esta,  que da mesma forma se apresenta em vários países europeus.

Veja o relato de Luiz Eça.

     


Abaixo, veja a explicação do professor de história, Manoel Pimenta, sobre o movimento Primavera Árabe.






Wall Street, é considerado o centro financeiro do mundo. Aonde existe um aglomerado de grandes bancos, tido como como o principal simbolo do capitalismo.





Informações: ultimosegundo.com.br
Imagem: dw-world.de.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger