terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Crise - saiba como enfrentá-la

Certa vez ouvi de um professor de marketing uma das mais sábias frases sobre crise. Referia-se àquela que de quando em quando chega ao nosso país: a crise de combustíveis. Que puxa outras, e sem dúvida afeta direto o orçamento doméstico. “Não há crise de combustíveis, há excesso de automóveis”. De autoria atribuída ao pensador, Júlio Camargo, esta frase nos leva a refletir de maneira altruísta, e assim interpretar melhor o momento de crise nesse aspecto.

Desconsiderando nuances mercadológicas, como a entre-safra da cana de açúcar de onde vem o etanol, que nesse período tem seu preço elevado à estratosfera, o pensamento tem a sua lógica. É salutar pensar a crise com seriedade.Porém sem exagerar na dose de altruísmo, que pode levar a um raciocínio pessimista em relação ao problema. Essa atitude reverte-se, quase sempre, em mais um obstáculo.Tão prejudicial em momentos de crise, é também não levar em consideração o lado otimista da coisa.

Comprovadamente optar pelo otimismo e enxergar a crise como uma oportunidade, ajuda e muito na superação das dificuldades. Nisso, os grandes sábios são unânimes em concordar. Deixaram sábias palavras que ensinam a enfrentar esses momentos com positividade, que em dado momento se apresentam angustiantes para o homem comum. Outra vez, lembrando Júlio Camargo - “A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação”. Daí a importância de não esmorecer diante dos obstáculos, posto que toda a crise é algo passageiro. Às vezes demora um pouco mais, mas passa.    

Existe uma síndrome que acompanha toda a situação crítica. Quando a gente ouve a palavra crise, de imediato associamos a idéia à falta ou escassez de dinheiro. Não é verdade? Mas, graças aos céus, há uma atitude positiva que podemos assumir para aumentar nossa imunidade diante da questão. A respeito disso, li não sei onde, ou ouvi alhures alguém mencionar uma frase “matadora”, atribuída a um desses sábios pensadores. Ela elimina a possibilidade da situação fugir ao nosso controle e tornar-se inclusive traumatizante. A interpretação da frase, é mais ou menos assim: coloque-se diante do “vil metal”, e sentencie - “Está na hora de definir quem é o senhor e quem é o escravo nessa história”. Convenhamos, muitos de nós fazemos do dinheiro nosso deus, ao invés de nosso servo. Aí está talvez o maior segredo da vitória diante de uma crise econômica, seja ela doméstica ou coletiva.

Recapitulando o que já foi dito sobre crise de um modo geral.

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade” - John Kennedy.

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida” - Platão.

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência... Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um...” - Albert Einstein.

“Se o momento é de crise, não te pertubes, segue…Serve e ora, esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo. Silencia e abençoa, a verdade tem voz” - Chico Xavier.

”A crise da autoridade , começa em casa , quando temos medo de dar ordens e limites ou mesmo castigos aos filhos. Estamos iludidos por uma série de pscologismos falsos. Muito crime , pouco castigo! Leis antiquadas, ou insuficientes. Assim chegamos, como reféns em casa ou ratos assustados na rua”. Lya Luft.

“Cada nova adaptação é uma crise na auto estima” - Eric Hoffer.

“A necessidade básica do coração humano durante uma grande crise é uma boa xícara de café quente”. - Alexander King.


Fato, é que vivemos tempos bicudos, e uma crise pequena ou grande, pessoal ou coletiva, não escolhe hora nem lugar para se instalar. Um acontecimento fortuito que gere problemas financeiros do outro lado do mundo, vem estremecer a economia do lado de cá. Não tem escapatória. Resta enfrenta-lá com fé e coragem.


Imagem: Fotosearch
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger