sábado, 4 de fevereiro de 2012

Goleiro: a mais ingrata posição do futebol

Raramente o goleiro é o destaque da partida. A não ser que durante a partida faça uma série de defesas espetaculares. Feche o gol, literalmente. Não basta só uma ou duas defesas que impeça o gol do time adversário.Tem que pegar todas, não falhar jamais. Aí, os repórteres de campo correrão para entrevistá-lo. Tá garantido o moto rádio*. Por outro lado, basta um só chute do centro avante que resulte em gol, receberá todas as honras do jogo. Mesmo que o gol tenha sido o de empate. Resultado considerado uma vitória quando o time atua fora de casa.
Agora, se o goleiro levar o dito frango, cairá na desgraça, e será o vilão da partida. Mesmo que seu time tenha vencido, a galera não perdoa e lhe chama de "frangueiro". Ninguém fala do goleiro, a não ser em casos extremos. Se pegar um penalti, fazer defesas espetaculares, ou então em um momento inusitado, marcar um gol, vira fenômeno. Goleiro bom só aparece se o adversário for bom e contar com bons atacantes. Goleiro artilheiro é raro.

Se tem um posição ingrata no futebol, sem dúvida é a de goleiro. A ele é atribuída a frase mais antológica sobre futebol - onde ele pisa nem grama nasce. Há outras, proferidas por Antônio Franco de Oliveira, mais conhecido como Neném Prancha, famoso pelas citações sobre futebol, que repetimos e nem sabemos quem falou primeiro. Neném Prancha, foi treinador do time juvenil do glorioso Botafogo, e revelou grandes jogadores como Heleno de Freitas.

Uma grande equipe começa com um bom goleiro. Não sei se esta frase é de autoria de Prancha. Desconheço o autor. Percebo que toda a hora tem alguém da crônica esportiva pronunciando tal frase. Reconheço que ela encerra com muita sabedoria o assunto sobre a mais ingrata posição do futebol. Me arrisco a dizer, que ao mesmo tempo é a mais importante. Se o futebol é um esporte que se joga com os pés, as mãos, e principalmente com a cabeça, mesmo que alguns "cabeças de bragre" achem que ela só serve pra cabecear, o goleiro é o atleta que pratica um outro esporte dentro do futebol. É o único que pode, por força de sua posição, fazer uso das mãos e de tudo o resto.     

Nos acostumamos a ver o gol como grande momento do futebol, e vibramos com os golaços. Pouca importância damos às proezas do "guarda-valas", do "goalkeeper". Pensando bem, nós torcedores somos uns ingratos em relação ao goleiro.

Só ele consegue aquilo que é inusitado, inédito, dentro de uma partida de futebol. Só o goleiro tem 100% de chances de ser ao mesmo tempo, o vilão e o herói na mesma partida. 

Existe coisa mais triste no futebol do que levar um gol contra? Já reparou que o goleiro raramente é escolhido o craque da rodada, mesmo ter sido aquele que salvou sua equipe da derrota?

Confira alguns lances.

















*Moto Rádio: prêmio que antigamente era oferecido pela equipe esportiva da rádio Globo que elegia  o melhor jogador em campo, e dava a ele de presente um Motoradio.  


Imagem: defesaespetacular.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger