sábado, 20 de outubro de 2012

Terapias hormonais estão proibidas pelo CFM


O uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento está proibido. Aquelas cápsulas, pomadas em dose diárias que prometem a fonte da juventude, estão proibidas de serem receitadas pelo médicos. O Conselho Federal de Medicina (CFM), publicou nesta Sexta (19) no Diário Oficial da União a resolução 1.999/2012, que proíbe a utilização desse tipo de tratamento.
O CFM informa no texto da resoulção, após avaliação e revisão de estudos científicos sobre o assunto, que o tratamento traz mais riscos que benefícios à saúde.  

A medida permite a reposição de deficiências hormonais e de outros elementos apenas em casos de necessidade comprovada. Está vedada a prescrição dos hormônios conhecidos como "bioidêndicos" para o tratamento antienvelhecimento e o uso de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), procaína, vitaminas e antioxidantes, entre outras. 


Segundo o CFM, os médicos que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que vão desde advertência até a cassação do registro. 

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) comemorou a resolução. Em nota, a organização informou que a proibição protegerá a população de danos à saúde que vão desde o aumento da intoxicação do organismo até os casos de câncer.   

"Há uma venda de ilusões com esse apelo de dizer que esses produtos impedem o envelhecimento. Não é. O envelhecimento é um processo biológico que todos nós, se quisermos viver bastante tempo, vamos ter que atravessar", esclarece o presidente do CFM, Roberto Luis d'Avila.  


Fonte: Agência Brasil, repórter Flávia Villela
Imagem: Google

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger