quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fordlândia - conheça a cidade construída pela Ford na Amazônia [vídeo]

Ao final da década de 20, Henry Ford, um dos mais famosos empresários da indústria automobilística do mundo, tentou construir na Amazônia uma cidade que passou a chamar-se Fordlândia. A cidade fazia parte de um projeto de Ford para a exploração do látex de onde se extrai a borracha.
Praticamente toda a "cidade" foi trazida dos EUA e contava com toda a infra-estrutura necessária para abrigar milhares de trabalhadores e suas famílias que fixaram residência em Fordlândia em busca de melhores condições de vida. Os funcionários recebiam quinzenalmente, em dinheiro.

Além de contar com um dos melhores hospitais da região, a cidade possuía vilas para administradores, com campos de golfe, cinema e piscina. Para os funcionários a estrutura era mais modesta (clique na imagem).


Mas o projeto de Henry Ford acabou não dando certo, por várias razões. O aparecimento da borracha sintética atrapalhou os planos de Ford que acabou vendendo o projeto, no qual gastou cerca de meio bilhão de reais, ao governo brasileiro por US$ 250 mil (cerca de R$ 574 mil).


Abaixo, assista ao vídeo documentário sobre a curiosa história da cidade de Fordlândia, plantada em um latifúndio de um milhão de hectares. 
Segundo seus produtores, e conforme descrição do vídeo, "também é uma reflexão sobre a tentativa de transpor a cultura e o regime econômico norte-americanos para o Norte do Brasil. Uma questão importante em tempos de discussão sobre a internacionalização da Floresta, e num momento em que a possibilidade de diálogo entre culturas diferentes é uma das pautas mais importantes em qualquer lugar do mundo."

"Hoje, as instalações se encontram abandonadas e sofrem saques e desmanches constantes enquanto aguardam o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional."




Fonte: Megacurioso/FelipeArruda
Via


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Unknown disse...

sabe o que mais me irrita, as pessoas tanto estrangeiras quanto brasileiras não sabem diferenciar AmaZONAS de AmaZÔNIA. Amazonas é o estado em que foi construida a fordlandia, já Amazônia é a área que abranje toda a floresta que vai do centro-oeste, parte do nordeste , norte e até países como Peru ( países fronteiriços ao norte )..... Além do mais, aqui não é só mato não, muitos podem pensar que não, mais aqui, principalmente em Manaus que é a sexta capital mais rica do Brasil tem cidade com prédios, ônibus, ruas, etc e etc.

EletroPlay disse...

Acredito que, se o planejado, saísse do papel, isso só ia fazer bem para a população próxima ao local.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger