domingo, 29 de dezembro de 2013

Golpes e fraudes que ganharam destaque em 2013

Segundo a Symantec, empresa especializada em segurança tecnológica e produtora de anti-vírus, mais de 60 % dos internautas já foram vítimas de algum tipo de golpe pela internet. Levantamento da Serasa Experian informa que a cada 15 minutos uma pessoa sofre tentativa de fraude no Brasil. O caso mais comum é o de informações pessoais roubadas, mas a falsa promessa de ganhos de alta quantia em pouco tempo, as "pirâmides financeiras" e fraudes bancárias foram casos que se destacaram no ano de 2013.
Pelo menos três grandes empresas que praticavam a "pirâmide financeira" foram interditadas pela justiça sob suspeita de aplicar o golpe. TelexFree, BBom e Multiclique, tiveram suas atividades suspensas por liminar da justiça sob protestos de seus funcionários.

Um caso de fraude em grandes dimensões aconteceu na União Européia (UE) e teve repercussão internacional. Pelo menos cinco importantes empresas do ramo de alimentação tiveram que dar explicações às autoridades quanto ao procedimentos utilizados na fabricação e venda de seus produtos.

O escândalo começou quando foi descoberto que a carne de cavalo estava sendo vendida aos consumidores como sendo carne de boi. Dentre as empresas que tiveram que se explicar estão, a Burger King, Ikea, Nestlé, e a brasileira JBS. A rede de supermercados Tesco também foi afetada, perdendo quase 300 milhões de libras (cerca de R$ 900 milhões) de valor de mercado.

A primeira recomendação de especialistas em segurança na rede é: ligue o "desconfiômetro" diante de propostas "miraculosas" e ofertas que prometem muito. Ao navegar na internet para realizar qualquer transação comercial ou contratual todo o cuidado é pouco. Certifique-se sempre da idoneidade da empresa ou do profissional que oferece algum serviço ou compra de produto. A mesma postura tem que prevalecer nas relações pessoais em qualquer rede social. 

É bom sempre lembrar do velho ditado popular que diz, "quando o milagre é bom demais até o santo desconfia". Leia a matéria completa com vídeo reportagem.


Fonte: Terra
Imagem: reprodução/quebarato


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger