quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O dia em que o futebol e o Natal pararam uma guerra mundial [vídeo]

Vivido por toda a cristandade também como uma data universal de confraternização, o Dia de Natal, acabou sendo um dos fatos mais marcantes da Primeira Guerra Mundial. Na véspera do Natal de 1914, tropas alemãs acampadas em Ypres, na Bélgica, observavam ao longe luzes distantes onde se alojara o exército inglês.
Diante do silêncio aterrador das tropas inimigas temiam um ataque. Mas, em vez do som de tiros, começaram a ouvir as tradicionais canções natalinas. Desconfiados e com cautela, alemães e ingleses foram se aproximando aos poucos. E o campo de batalha passou a ser um lugar de confraternização, selada com uma partida de futebol.

Os alemãs venceram a partida "amistosa" pelo placar de 2 x 1. Entretanto, o grande vencedor foi a paz, mesmo que momentânea. A Primeira Guerra mundial ainda levaria três anos para terminar. 


O vídeo promocional foi publicado no site da FIFA, nesta terça-feira (24). É uma iniciativa conjunta com o Centro Nobel da Paz com a finalidade de promover a paz em todos os torneios internacionais futuros promovidos pela entidade. Tendo como símbolo um aperto de mão entre "os inimigos".  Assista ao vídeo. 



Via

Imagem: reprodução/YouTube


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger