sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa 2014: seleção brasileira estreia com vitória frente a Croácia. Veja os gols

Não foi uma grande estreia, mas a seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1 na abertura da Copa do Mundo 2014, na Arena Corinthians, estádio do Itaquerão, em São Paulo. Nos momentos iniciais da partida, a ansiedade e a emoção tomaram conta dos jogadores brasileiros, e foram os croatas que saíram na frente. O lateral esquerdo Marcelo, ao tentar cortar um cruzamento marcou contra o primeiro gol da Copa, aos 11 minutos de jogo.
Demorou um pouco para que a seleção brasileira superasse o impacto da fatalidade, diante da Croácia que se impunha como melhor em campo. A reação veio aos 28', quando o futebol de Oscar começou a aparecer. O meia ganhou na dividida de dois marcadores e tocou para Neymar bater de esquerda de fora da área e marcar o gol de empate. O chute saiu mascado e a bola triscou na trave antes de morrer no fundo das redes da Croácia.

O gol da virada só aconteceu aos 25 minutos do segundo tempo, quando o árbitro assinalou pênalti para a seleção brasileira. O centro avante Fred foi puxado de leve pelo zagueiro, deu uma encenada, e a arbitragem interpretou o lance como faltoso marcando a penalidade máxima. Os croatas reclamaram muito da decisão equivocada do árbitro, que depois rendeu protesto veemente do técnico da representação croata, que disse que o erro da arbitragem foi um absurdo e possibilitou a vitória da seleção brasileira.

O pênalti foi batido por Neymar, que converteu colocando a seleção brasileira em vantagem. Mas o goleiro croata quase defendeu. Chegou a tocar a bola com a ponta dos dedos. Contudo, a Croácia não se abateu. Andou muito perto de igualar o placar, que só não aconteceu devido a boa atuação do goleiro Júlio César, que praticou pelo menos duas grandes defesas.


No final, aos 45' da segunda etapa, Oscar marca o terceiro gol para a seleção brasileira confirmando a melhor atuação dentre todos os jogadores brasileiros. Apesar dos dois gols de Neymar, que levou o troféu oferecido pela FIFA como craque do jogo. O meia Oscar recebeu de Ramires, que roubou a bola no meio campo. Se livrou da marcação dupla na velocidade, e cutucou no canto sem chance para o goleiro croata. Oscar vinha sendo questionado, mas com este gol de bico, ganhou definitivamente a posição de titular na seleção brasileira.

Não obstante o grave erro da arbitragem no pênalti a favor do Brasil, que facilitou a vitória da seleção brasileira e alimentou a teoria de conspiração de que a Copa estaria "comprada", mais feio ainda, ficou a postura de parte da torcida na arquibancada. Por três ou quatro vezes um grupo de torcedores vaiou e xingou a presidente da República, Dilma Rousseff, presente no Itaquerão. Dilma estava acompanhada de sua filha e do vice-presidente Michel Temer e sua esposa, além de outras autoridades.

Uma atitude classificada por quase todas as equipes de jornalistas e crônica esportiva que cobrem o evento, como um ato de intolerância e grosseria. Uma falta de educação que fere a imagem do Brasil perante aos torcedores estrangeiros que visitam o país. Se há um erro crasso de arbitragem, que pode beneficiar uma equipe e prejudicar outra, com aconteceu na partida, é perfeitamente previsto no mundo futebol.

No entanto, não se pode afirmar categoricamente que o árbitro teve segundas intenções. É muito diferente de um gesto indecoroso daquele, vindo da área VIP do estádio, logo em tão importante ocasião, é inaceitável. Pegou muito mal. É de se lamentar que tenha acontecido. E, se boa parte de autoridades, governadores, prefeitos, que trabalharam incessantemente para a realização da Copa do Mundo no Brasil, estivessem presentes?

Felizmente eram poucos os que xingaram e vaiaram a presidente. A grande maioria dos torcedores na geral, permaneceu com o único intuito que os levaram ao estádio. Aplaudiram e incentivaram a seleção brasileira desde a execução do Hino Nacional até o fim da partida.

A seleção brasileira faz sua segunda participação na Copa 2014 contra a seleção do México. O confronto será na próxima terça-feira (17), no Castelão, em Fortaleza. 

Confira os gols de Brasil 3 x 1 Croácia.



(Com informações do nominuto)
Imagem: reprodução/O Tempo/Foto: Douglas Magno 


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger