quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Conhecimento: entenda como funciona a edição de verbetes na Wikipédia


Leyberson Pedrosa* - Portal EBC - No ar desde 2001, a Wikipédia se tornou uma das principais referências de definições de verbetes da internet. Considerada como uma enciclopédia virtual, a ferramenta reúne milhares de definições em diferentes idiomas e assuntos.  Recentemente, a versão brasileira da ferramenta foi alvo de polêmica quando dois jornalistas brasileiros tiveram seus perfis alterados a partir do Palácio do Planalto.

Para explicar como funciona a alimentação do sistema, o programa Ponto Com Ponto Br conversou com Célio Costa Filho, editor da Wikipédia há 10 anos. Ele explicou que a edição da ferramenta é colaborativa e aberta a todos os usuários da web por meio da plataforma Wiki. “As pessoas estão acostumadas a usá-la como fonte de consulta, mas esquecem que podem contribuir com conteúdos”, considerou.

Alimentação de verbetes

Há uma regra básica a ser seguida antes de inserir conteúdos à ferramenta: a Wikipedia não pode ser vista como fonte primária e informação e todos os conteúdos devem estar relacionadas a uma outra fonte, seja um livro, um artigo, publicações de jornal etc. Caso o verbete possua alguma incorreção, Costa Filho explica que basta ao usuário removê-la e acrescentar o novo dado associado a uma fonte confiável.

Contudo, se o verbete virar um assunto controverso, os administradores da Wikipédia podem bloquear o tema na versão anterior à polêmica. Assim, no próprio espaço do texto, há um fórum onde os editores podem debater o tema e chegar a uma conclusão.

Clique na imagem
Administradores

O bloqueio de verbetes e usuários é restrita a um grupo de editores chamados de administradores. Eles são editores que cumpriram o mínimo de 6 meses de registro na página, já editaram mais de 2 mil conteúdos. Quem cumprir esses requisitos pode solicitar pedido de administração à Wikimedia Foundation, criadora do Wikimedia.

Como editar

Célio Costa Filho indica que o campo de edição está em uma aba superior ao texto. Há duas opções disponíveis: editar e editar código fonte. A pessoa não precisa estar registrada no serviço, mas o seu número IP ficará obrigatoriamente identificado à alteração ao serviço. Não é preciso dominar muitos assuntos para começar a ser um colaborador da ferramenta. .“Uma das maneiras mais fáceis é começar a editar um texto é corrigir erros de português”, comentou. 

Histórico de modificações

Para evitar disseminação de conteúdos falsos, a Wikipédia mantém um histórico das alterações. Assim, é possível visualizar também as mudanças incorretas, fazer alterações ou alertar aos administradores que o tema se tornou controverso.

Onde estão as fontes

No rodapé de cada verbete, é possível localizar as fontes que justificam a informação colocada. Mas mesmo assim, Costa Filho ressalta que ainda há um muito preconceito em relação à enciclopédia virtual. “Muitos professores dizem para os alunos desconsiderarem a Wikipédia e consultar livros. Isso dá a impressão de que tudo que está nos livros está certo e não na Wikipedia”. Segundo o editor, o ideal é que professores possam ensinar os alunos a identificar fontes confiáveis e não confiáveis independente da origem.



*[Do Portal EBC Ponto Com Ponto Br]
VIA
Imagem: reprodução/MidiasDigitais

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger