terça-feira, 15 de setembro de 2015

Oito declarações liberais do Papa Francisco

"O primeiro papa latino-americano tem dado espaço para bispos liberais que estão fazendo pressão por novas políticas. Nesse meio tempo, Franscisco transformou radicalmente o tom do papado, fazendo muitos liberais vibrarem e conservadores torcerem o nariz. Veja suas declarações mais notáveis:

Imagem/reprodução/Reuters
1) Até ateus podem ir para o Céu

- Em maio de 2013, Francisco anunciou o tom revolucionário de seu pontificado, lembrando aos fiéis que, mesmo aqueles que não acreditam em Deus podem ascender aos céus se forem bons. Ele chegou a dizer: “O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo, todos nós, não apenas os católicos. Todos nós! ‘Pai, e os ateus?”. Mesmo os ateus. Todo mundo!

2) Carreirismo na Igreja

Em junho de 2013, logo após assumir o cargo, ele advertiu aos líderes da Igreja sobre o avanço e a posição na hierarquia. Em um discurso aos jovens sacerdotes em junho daquele ano, ele chegou a chamar o carreirismo na igreja de “lepra”.

3) ‘Quem sou eu para julgar?’

Em julho de 2013, num voo voltando de sua visita ao Brasil, Francisco fez um comentário diferente de seu antecessor, Bento XVI, sobre homossexualidade. Francisco disse: “se alguém é gay e procura por Deus, quem sou eu para julgá-lo?”.

4) A globalização da indiferença

Em novembro de 2013, em sua primeira exortação apostólica, documento papal, ele criticou a cultura do consumo e a ganância corporativa.

5) Audiência trangênero

Em janeiro de 2015, Francisco recebeu Diego Neria Lejarraga, 48, que nasceu mulher, mas fez um procedimento para se tornar um homem transgênero. Uma vez chamado de “filha do diabo” por um padre local na sua Espanha natal, Lejarraga procurou consolo de Francisco em uma reunião privada com sua noiva confirmada por autoridades do Vaticano. Quando Lejarrage perguntou ao papa se ele tinha um lugar na Igreja, o pontífice o repondeu com um abraço.

6) A encíclica sobre o meio ambiente

Em junho de 2015, Francisco colocou a Igreja no centro do debate sobre as mudanças climáticas, ao dedicar sua encíclica ao tema.

7) Perdão para mulheres que abortaram

Neste mês, Francisco anunciou uma janela temporária de “misericórdia”, durante o Ano Santo Católico,  para as mulheres que abortaram.

8) Processo de anulação simplificado

Neste mês, Francisco anunciou várias alterações processuais para acelerar e simplificar o procedimentode anulação de casamento. No mês passado, o papa pediu aos clérigos para manter as “portas abertas” para os católicos que se casam novamente."

Fontes: The Washington Post-8 of Pope Francis’s most liberal statements
Via: opiniãoenotícia

Imagem: reprodução/YouTube

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger