terça-feira, 16 de outubro de 2018

Governo volta atrás e confirma início do horário de verão para 4 de novembro

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (15) a decisão de manter o início do horário de verão para o dia 04 de novembro. No início do mês, atendendo um pedido do Ministério da Educação, o Palácio do Planalto havia anunciado o adiamento para o dia 18 de novembro, mas voltou atrás. O objetivo era não prejudicar os candidatos do Enem, que realizam no dia 4, em todo país, a primeira das duas provas do exame e a segunda no dia 11 de novembro.
O MEC prevê prejuízos aos estudantes que farão o exame. O ministro da Educação, Rossieli Soares, chegou a comemorar o adiamento na ocasião, nas redes sociais: "os candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas. Caso o horário de verão iniciasse no mesmo dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes", escreveu.

Por outro lado, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), havia criticado a decisão do governo, afirmando que a mudança da data traria "sérias consequências" ao planejamento das operações aéreas,  consequentemente afetando mais de 3 milhões de passageiros que compraram passagens antecipadamente. 

A nova decisão do governo em manter o início do horário de verão para o dia 04 de novembro, tem como base um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e dos Transportes. Segundo informou a assessoria do Planalto, o estudo concluiu ser inviável a nova mudança, sem dar mais detalhes.

O horário de verão é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, onde os relógios devem ser adiantados em uma hora. 

O fim do horário de verão foi mantido para o terceiro domingo do mês de fevereiro, que em 2019 cai no dia 17. 

Fonte: DW/Brasil
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger