segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Política - Vitória de Pirro: senadores avaliam que custo político da eleição de Davi Alcolumbre será alto demais

Do blog de Matheus Leitão no G1, via  O Essencial: Eleito com votos de opositores ao governo Bolsonaro em um pleito apertado que deixou fissuras na maior bancada do Senado, o MDB, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) terá a complicada missão de pacificar a Casa em meio às importantes votações que se avizinham.
Senadores ouvidos pelo blog apostam que o alto custo dos 42 votos em Alcolumbre, que teve o apoio ostensivo do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, pode ser muito alto, numa típica "Vitória de Pirro", já que emendas constitucionais só são aprovadas na Casa com 49 votos.

Entre os eleitores de Alcolumbre, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), colega de bancada amapaense em um partido que tende a ser oposição a Bolsonaro, aponta momento de tensão para o futuro do Senado. "O governo vai ter dificuldades a partir de agora. O MDB está fraturado e a maioria deve ser contra o governo", avalia. 

A rachadura entre os emedebistas veio do desgaste nos últimos dias à medida em que o senador Rena Calheiros (MDB-AL) perdia força política que manteve por mais de uma década na Casa, sendo derrotado na queda de braço com Alcolumbre e seus apoiadores. 

Duas gotas d'águas fizeram Renan desistir da candidatura à presidência. A decisão da bancada do PSDB de abrir o voto - mostrando a cédula - foi o primeiro. O senador alagoano contava com os votos dos tucanos para vencer a eleição que estava apartada. O segundo foi o voto "aberto" do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) em Alcolumbre, avaliam apoiadores. 

(...)

[Leia AQUI, sobre o vazamento da ficha corrida do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre]

Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger