quinta-feira, 19 de março de 2020

Política: 'O pior dia entre os piores dias da pandemia'

Por Fernando Brito, no Tijolaço, em 18/03/2020: Hoje foi o pior dia de expansão de pandemia do coronavírus, por várias razões. A primeira é a de que o número de novos casos diários continua se expandindo. No final de fevereiro era 1.350. Ontem, pouco mais de 16 mil. Hoje, 20 mil. E com detalhes sinistros.
Os EUA, que eram o sexto colocado em casos novos, são agora o quarto e, amanhã, devem ultrapassar a Alemanha (3º) e, talvez, a Espanha (2º), ficando apenas atrás da devastada Itália. 24 horas depois de ter anunciado um plano de emergência que não contemplava o emprego e o trabalhador da informalidade, o governo fez mudanças. Insuficientes e sem foco.

Dar 200 reais por mês ao trabalhador informal, num país que tem 40% de informais é medida cara para pagar e complexa para receber.

Não resolve, embora alivie, como não resolve, ainda que alivie, a projetada suspensão do contrato de trabalho e o pagamento de um seguro-desemprego antecipado. Daqui a três meses, será demitido e não terá o seguro desemprego.

Falta a compreensão que o pós-pandemia ainda será crise e que seus efeitos e perda de produção, emprego e renda seguirão por meses ou mais. 

É preciso colocar dinheiro em projetos que, embora possam levar ou três meses para tornarem-se geradores de emprego, ponham suas providências.

Especialmente na construção civil e nas áreas que estão com desemprego crônico, como a industria naval. 

A crise é na produção e nos serviços e é neles que a retração terá que ser combatida. 

Redução de jornada e de salário é uma tolice, que vai atingir, na prática, ninguém.

A visão de Paulo Guedes é meramente contábil.

Está muito longe de ser de um economista.

Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger