quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ÉTICA, VALORES HUMANOS E CARÁTER.

Tinha em mente novas postagens na linha de entretenimento. Estou vindo de um fim-de-semana memorável de comemoração de aniversário, meu e do meu primogênito. Sempre é saudável e nos traz muita emoção, no caso para meu filho, rever amigos que há muito não se falavam pessoalmente, tratando-se de jovens estas celebrações costumam ser inusitadas quer pelas brincadeiras, pela alegria de estarem juntos, quer pelas "abrobrinhas", piadas e música, já que esta celebração marcou também o re-encontro da Banda "Sábado 14" a que me referi em post anterior. Salvo pequenos exageros foi "muito maaasssa", como eles próprios dizem, pois todos hoje em dia, seguem o ritmo normal , exercendo com muita responsabilidade, as suas profissões, centrados em seus projeto de vida. Acho de extrema importância o cultivo da amizade, um dos valores a se exercitar sempre, já que culmina com a matéria que me propuz a vincular hoje.
Tenho recebido via e-mail, uma infinidade de mensagens que sempre trazem em seu conteúdo uma certa decepção com o desgoverno que assola nosso país, envolto em escandalos e corrupções. Essas, forjam ainda conteúdos contendo gralhofas ao atual presidente e alguns de seus acessores, uns já devidamente "punidos", não tão sòmente pela sentença da Lei (tão benigna em nosso país), mas pela sociedade de um modo geral. Concordo em parte, acho que não é por aí. Confesso uma ponta de perplexidade, já que este governo se elegera sob a Bandeira da Ética. Estão lembrados? Podemos identificar claramente, hoje em dia (ou seria também em outros tempos?), como diz Fernando Soares em seu Blog, que numca a vida humana foi tão aviltada, o respeito às normas de convivência social foi tão negligenciado, os valores morais e éticos foram tão desconsiderados, tanto no mundo político, profissional, e empresarial.
Buscando embasamento para melhor refletir sobre a conduta a adotar diante de tantos acontecimentos, que de uma maneira ou de outra vem influenciar nosso modo de vida enquanto cidadãos e chefes de família, vejo, como salienta Patrus Ananias que, "vivemos um momento tenso de exarcebado individualismo, com perigosas quebras de valores coletivos, comunitários e solidários", sem poder de reação para com mandos e desmandos de homens sem caráter.
Ao meu ver três ambientes contribuem para nosso procedimento enquanto pessoa humana. 1 - A Família; é ali que aprendemos os primeiros conceitos e normas relativos a valores humanos, de como devo agir perante os outros?, isso vem influenciar definitivamente em nossa personalidade. Alguns deles: verdade, honestidade,solidariedade,justiça,afetividade, fé, crença em um SER Supremo. 2 - A Escola; onde podemos desenvolver a prática desses conceitos. 3 - A Sociedade; onde seremos cobrados a participar, nos identificando como cidadão de direitos e deveres.
Como dizem por aí: "QUE FASE HEIM!?" Oportuno, levando em conta o horário eleitoral gratuito. Ou, como diria Mario Persona: dá pra tomar um cafézinho? Por falar nisso, fiquem com um de seus vídeos.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger