sábado, 1 de novembro de 2008

O Autor desconhecido.


Encontrei em um blog chamado Autor desconhecido, argumentos convincentes para não concordar com vinculações de textos, quer em blogs, quer em mensagens via e-mail sem a devida citação da fonte ou seu autor verdadeiro. Outros, com a menção "autoria desconhecida" ou então "desconheço o autor". Vanessa Lampert, desmistifica a propagação desses anexos, inclusive em PPSs muito bem elaborados, mas que muitas vezes atribuindo a outrem a autoria original da obra. Nada contra, pois tenho certeza que as pessoas que o fazem têm as melhores das intenções, pois o espírito da coisa seria levar à sua rede de contatos uma mensagem de reflexão, informação, ou simples entretenimento.

Muitos gostam, e eu também sou adepto desta prática. Não obstante, tal procedimento cria um circulo vicioso de desinformação e causa transtornos ao verdadeiro autor. Como recém-chegado ao mundo da Blogosfera tenho buscado me instruir nesse mister, pesquisando entre os já consagrados blogueiros, quanto ao comportamento ético ao assunto postados, salvo se já constam como domínio público. Então, estaríamos nos valendo do livre arbítrio e do instrumental próprio da NET, simplesmente repassando as informações recebidas que achamos, convenientemente, ter alguma relevância.

Acontece que durante essa semana recebi um texto referindo-se ao caso do sequestro das adolescentes em Sto. André-SP, que infelizmente teve um desfecho trágico, (citando a origem e a fonte/autora verdadeira) e no dia seguinte, nova mensagem referindo-se ao mesmo texto só que com autor diferente! Ora "Pérolas"! como a origem das mensagens eram de fontes confiáveis, tratei logo de certificar-me da veracidade da autoria do texto. Perdendo ou ganhando algum tempo, achei vários blogs e sites com o referido texto, (inclusive atribuindo a autoria ao Jabor. Aliás, tanto ele como o Veríssimo são campeões de créditos em textos) e enfim, com o Notão de Esclarecimento da genuína autora: Karina Cabral, que me trouxe uma certa tranquilidade, pois já que havia postado texto citando o nome daquela que seria a verdadeira autora.

Enfim, o autor desconhecido realmente não existe.

Sigo concentrado na vocação do Blog do Guara: divulgar e compartilhar a verdade, e a simplicidade nas postagens sobre os diversos temas escolhidos. Sem a pretensão de agradar "este ou aquele", mas contribuir para que a Grande Rede seja sempre um instrumento eficaz e democrático de interagir, disseminando informações e conhecimentos, para o bem estar geral.


Imagem: Web.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger