quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Correntes do mal via e-mail.

Até recentemente quando o hábito de ler jornal era mais frequente, podíamos verificar que as ditas correntes já transitavam na página destinada às manifestações dos leitores. Era muito comum, e hoje não muito, a publicação de uma pequena oração publicada à pedido de alguma pessoa, que no final trazia a frase: "recorte, reze esta novena durante cinco dias e mande publicar cinco vezes. Terá seu pedido atendido". Em época mais remota, ali pelos "anos dourados" vividos por quem chegou por aqui lá pela década de 50/60  se não recebera alguma cópia dessas correntes, certamente delas tomou conhecimento. O mote era o mesmo. Faça "x" cópias e mande para "x" amigos. Elas chegavam pelo correio e tinham o mesmo conteúdo dessas que recebemos hoje via e-mail. Porém a evolução foi grande. Com o advento da internet e o avanço tecnológico vieram os aplicativos que permitem criar arquivos muito bem elaborados com imagens, sons, textos emotivos ou religiosos para melhor convencer  o destinatário a  re-enviar as mensagens. 
Como é quase impossível no mundo da Web separar o jóio do trigo, as correntes por e-mail sempre com aparência  de úteis e fúteis ao mesmo tempo, continuam rondando  insistentemente nossas caixas postais. As mais recentes estão vindo com uma frase digitada pelo remetente: "na dúvida estou repassando", "Não gosto de correntes, mas essa eu tinha que repassar". E a mais estratégica inicia assim: "Obrigado pelas 4512 correntes que vocês me mandaram. Graças a elas...eu estou,...não estou,...e blá blá blá." 
E num momento de excitação, o leitor acaba re-enviando. Pior! pra toda a sua lista de endereços. Até para aqueles de quem numca recebeu uma mensagem solicitando re-envio. Tenho a impressão que inadvertidamente acabei cometendo burrada esse erro.
Se pensarmos, só essa, vai...! então inconscientemente estamos a propagar lendas, mitos e outras viagens, contribuindo com a missão anti-ética dos Spammers. Indivíduos que tem como ofício criar essas correntes para roubar endereços eletrônicos, montar bancos de dados e depois comercializar. O fim disso tudo é o recebimento indesejado dos chamados Spams, mensagens mal intencionadas recebidas de pessoas ou empresas das quais nunca ouvimos falar.
Hoje a maioria dos provedores oferece um bom filtro antispam , mas pessoas mal intencionadas sempre estão achando um jeito de driblar a imunidade do seu computador.
Felizmente há muita gente pelos Quatro Cantos da rede, tratando desse assunto com seriedade. Detectando esses bichos internéticos que são nada mais que  farsas. E divulgam conhecimento com bom humor afim de nos manter sempre alertas.
Clicando na imagem acima você poderá saber mais sobre o tema.
          
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger