terça-feira, 8 de junho de 2010

Copa 2010 - É possível uma grande Zebra?

Considerando alguns aspectos, a Copa do Mundo de futebol 2010 poderá nos reservar uma grande surpresa. Além de fatos inusitados que sempre ocorrem em uma copa, existe a possibilidade de acontecerem resultados considerados como "Zebra". Como dizem, futebol é uma "caixinha de surpresas". Me desculpando pelo trocadilho infame, no entanto sem desconsiderar seu fundo de verdade, quero dizer que pelo menos dois elementos poderão contribuir para que a Copa da África do Sul seja realmente diferente.


O próprio país, África do Sul, já nos chama atenção pela representação histórica de luta contra o preconceito. O próprio Mandela, depois de vários anos preso por afrontar a opressão de um regime déspota, ganha a liberdade para ser presidente e ganhar o Nobel da paz. Ele poderá ser o ícone máximo desta celebração.
Por ser um país onde reina grande desigualdade social poderão ocorrer tumultos e manifestações.
Mas, voltemos ao assunto, pois o momento é de expectativa, alegria e emoção. 
Verificamos que dois elementos que farão parte do espectáculo, e devem influenciar positiva ou negativamente no desenrolar das partidas: A Vuvuzela, e a Jabulani. Antes de falar delas, vamos aos palpites. Brasileiro é "chegado" nisso, não é verdade?





Possíveis favoritos.
 

      
Brasil: chegamos à África do Sul, com a fama de penta campeões e isso conta perante às outras seleções. Contamos com a simpatia e o com o apoio da torcida. Apesar de a convocação não atender os anseios dos torcedores brasileiros, que lamentaram as ausências de Ronaldinho gaúcho e Ganso, o plantel da seleção brasileira merece confiança e certamente chegará às quartas de finais. Tranquilamente poderá chegar a disputar o primeiro lugar.
Espanha: Uma das melhores seleção desta copa 2010. A Espanha sempre contou com união de seus jogadores, sempre jogou com muita vontade de ganhar. Só perdeu uma das muitas partidas disputadas recentemente. Deverá passar pelas oitavas e seguirá como uma das favoritas independetemente do adversário. Atenção que aqui pode ocorrer o confronto com a seleção brasileira. Depende do desempenho do Brasil na primeira fase. Mas, permaneço com o palpite.
Alemanha:  é uma seleção de tradição finalista. Tão forte como a Inglaterra, que poderia entrar no palpite entre as quatro primeiras. Porém foi uma questão de escolha já que há a possibilidade de contar com um brasileiro naturalizado em seu ataque. Como já constam dois na seleção de Portugal.
Argentina: É a segunda na preferência dos sul africanos entre os mais jovens. Apesar de reconhecer que é a adversária numero um do Brasil, considero que os argentinos possuem um plantel muito forte. Não considerando que o técnico Maradona não passa muita confiança, devemos lembrar que o melhor do mundo na atualidade, Lionel Messi, poderá fazer a diferença e desequilibrar nos confrontos.

Correm por fora.  

 



Inglaterra,Holanda, França, e Itália. A Inglaterra poderia tranquilamente estar entre as quatro primeiras, ou entre àquelas que disputarão as finais. É só mesmo por uma questão de palpite. A maioria das seleções tem chance de chegar às oitavas de final e surpreender. Quem chegar até esta fase tranquilamente poderá ser vítima de um resultado negativo, a chamada "Zebra", pois elas existem aos montes no país da copa 2010 (novamente, desculpas pelo trocadilho). É a fase onde ela poderá dar o ar de sua graça, mais de uma vez.



 


Pode dar Zebra sim




África do sul, Nigéria, Camarões, e Gana. Todas oriundas do continente sul africano, e por estarem "em casa", e com toda torcida a favor podem trazer na manga a carta da astúcia, e armar uma emboscada para seus adversários. Podendo inclusive passar para a fase das oitavas. Como já aconteceu na história com Camarões e Nigéria.

Não poderia de deixar uma menção honrosa nesta página de palpites, para o selecionado do Paraguai. Esta seleção sul americana fez uma excelente campanha pré-copa. Poderá figurar entre as surpresas da Copa 2010.

O diferencial desta Copa e uma questão importante
   

Fontes imagens: Mio.co.za / Esportefino 

A Jobulani, é a nova bola que será utilizada nesta copa.  O nome significa, no dialeto IsiZulu, (um dos 11 que se falam por lá) "comemorar", é o que se espera independente dos resultados. Ela tem 11 cores em homenagem justamente ao numero de dialetos do país.
Alguns jogadores da Seleção Brasileira andaram reprovando a "redonda". O goleiro Julio César, disse que ela é igual bola de supermercado. Julio Batista também não gostou. Luis Fabiano, andou dizendo que a bola é sobrenatural. Exageros à parte, acho que vamos ver muito chute errado. Quem irá gostar será a torcida, muita Jobuliani terá como destino, as gerais. Confira abaixo. Ela parece mesmo ter vontade própria.

Canal: Danie812

E a Vuvuzela? Os atletas não gostaram. As delegações tentaram junto a FIFA, proibir a entrada nos estádios. Mas, ela faz a alegria dos torcedores dos Bafana Bafana e estará presente em todas as partidas da Copa2010. Você já reparou no barulho? Na verdade incomoda, imagine então dentro do Estádio. 

E aí?  Você acha que Vuvuzela vai interferir no desempenho dos jogadores dentro de campo?


Por fim, os "homens de preto". 
Não venha me dizer que não irá acontecer erros de arbitragem!  Será que eles não se sentirão tentados a serem simpáticos ao país anfitrião? Sabe, aquela coisa de, na dúvida, a favor dos donos da casa? Não quero dizer com isso que os escolhidos para atuar na Copa poderão deixar de ser imparciais. Vamos esperar que não aconteçam erros que venham a interferir no resultado da partida em si.  Bem sabemos que às vezes, uma infração grave pode passar despercebida e trazer consequências graves para uma das equipes. Como àquele lance que envolveu o grande jogador Henry, que cometeu um toque de mão, e que resultou no gol que classificou a Seleção da França para Copa. 
Bem, a sorte está lançada. A partir de sexta feira o mundo pára. Ou pelo menos boa parte dele. No continente sul africano temos certeza que a maioria viverá apenas uma expectativa: o grande acontecimento esportivo e talvez o mais importante já ocorrido no em toda África. 

Por aqui, durante a transmissão das partidas da Seleção Brasileira, nós já sabemos como é.

Fonte das imagens: Fifa.com.
Charge: www.Sabado.pt


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger