Uma feijoada para duas mil pessoas.
No último sábado, mais de duas mil pessoas saborearam uma deliciosa feijoada no lançamento da primeira festa nacional do feijão preto (FENAFEP). O evento se realizará entre 12 e 15 de Agosto na cidade de Prudentópolis (PR). Dentre as várias atrações está a maior panela do mundo.
A 1ª FENAFEP, comemora os 104 anos do município paranaense, que pretende consolidar o título de maior produtor de feijão preto do Brasil, responsável por 10% de toda safra nacional. Para tanto espera concluir até os dias da festa, a construção do Centro de Eventos localizado na BR 373. No local haverá um pavilhão fechado de 1.200 metros quadrados, dentro de uma área de 100 mil metros, cercada para estacionamento e onde ficarão os stands.
A festa terá várias opções de entretenimento, como parques de diversão, apresentações culturais, exposições agroindustrial, e stands com produtos tecnológicos. Além de várias atrações artísticas. No dia 12, se apresenta o Grupo Herança, dia 13, a animação e por conta da dupla Guilherme e Santiago, e no dia 13, o famoso conjunto de música gaúcha, Tchê Garotos.
Segundo Ana Kordel, a grande comemoração que iniciou com a maior panela do mundo cheia de feijão preto e de todos os ingredientes que resultaram naquela imensa feijoada, vai além das atrações culturais, artísticas e gastronômicas. "Durante o evento serão realizadas também palestras técnicas direcionadas a produtores, técnicos e empresas. Na oportunidade serão abordados temas relacionados à cultura do feijão e os avanços tecnológicos. A Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com a Emater e CAMP, estarão abordando também sobre “A Diversificação das Propriedades" - diz Ana.
A maior panela do mundo.
Entretanto, a maior curiosidade da grande festa, é a panela gigante utilizada para fazer a feijoada do sábado. A ideia de construí-la foi de um empresário catarinense chamado, José Bittencourt Rodriguez, proprietário de um enorme galpão de eventos denominado Sitio Novo. Em Novembro de 2003, com o apoio de vários colaboradores, promoveu o maior arroz carreteiro do mundo. A intenção de Zé Rodriguez e de vários amigos, era alertar não só as autoridades, mas o cidadão comum quanto ao problema da fome e miséria que atinge milhões de brasileiros. A questão deixou de ser um problema político e passou a ser um problema social - diz Rodriguez, e exige a participação também do cidadão comum.
O arroz carreteiro que serviu mais de 15.000 pessoas na ocasião, foi feito num grande panelão, projetado e moldado em Joinvile (SC) e fundido na cidade de Piracicaba (SP). Pesa 12 toneladas, tem dois metros de altura por três metros de diâmetro. Para mexer, uma super colher confeccionada em alumínio e aço inox, acoplada na lança de uma máquina escamadeira hidraúlica.
A maior panela do mundo está em Prudentópolis (PR) desde sexta feira. Para descarrega-la foi preciso uma carreta com dois caminhões guindaste (video).
Ao município e aos cidadãos nossas congratulações pelo grande evento, na comemoração desta importante data. Que continuem firmes propósito de permanecer como o principal produtor do grão mais importante na alimentação do brasileiro.
Prudentópolis (PR) - sua próxima viagem terá esse destino.
Imagem: JM news.
Via: Marcelo Franco.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
1 Comentário:
Guaraci,
me aproveitei dessa informação para divulgar no meu blog também.
Abraços-Rui
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.