terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma feijoada para duas mil pessoas.


No último sábado, mais de duas mil pessoas saborearam uma deliciosa feijoada no lançamento da primeira festa nacional do feijão preto (FENAFEP). O evento se realizará entre 12 e 15 de Agosto na cidade de Prudentópolis (PR). Dentre as várias atrações está a maior panela do mundo.
 

A 1ª FENAFEP, comemora os 104 anos do município paranaense, que pretende consolidar o título de maior produtor de feijão preto do Brasil, responsável por 10% de toda safra nacional. Para tanto espera concluir até os dias da festa, a construção do Centro de Eventos localizado na BR 373.  No local haverá um pavilhão fechado de 1.200 metros quadrados, dentro de uma área de 100 mil metros, cercada para estacionamento e onde ficarão os stands.
A festa terá várias opções de entretenimento, como parques de diversão, apresentações culturais, exposições agroindustrial, e stands com produtos tecnológicos. Além de várias atrações artísticas. No dia 12, se apresenta o Grupo Herança, dia 13, a animação e por conta da dupla Guilherme e Santiago, e no dia 13, o famoso conjunto de música gaúcha, Tchê Garotos.
Segundo Ana Kordel, a grande comemoração que iniciou com a maior panela do mundo cheia de feijão preto e de todos os ingredientes que resultaram naquela imensa feijoada, vai além das atrações culturais, artísticas e gastronômicas. "Durante o evento serão realizadas também palestras técnicas direcionadas a produtores, técnicos e empresas. Na oportunidade serão abordados temas relacionados à cultura do feijão e os avanços tecnológicos. A Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com a Emater e CAMP, estarão abordando também sobre “A Diversificação das Propriedades" - diz Ana.      

A maior panela do mundo.

Entretanto, a maior curiosidade da grande festa, é a panela gigante utilizada para fazer a feijoada do sábado. A ideia de construí-la foi de um empresário catarinense chamado, José Bittencourt Rodriguez, proprietário de um enorme galpão de eventos denominado Sitio Novo. Em Novembro de 2003, com o apoio de vários colaboradores, promoveu o maior arroz carreteiro do mundo. A intenção de Zé Rodriguez e de vários amigos, era alertar não só as autoridades, mas o cidadão comum quanto ao problema da fome e miséria que atinge milhões de brasileiros. A questão deixou de ser um problema político e passou a ser um problema social - diz  Rodriguez, e exige  a participação também do cidadão comum.
O arroz carreteiro que serviu mais de 15.000 pessoas na ocasião, foi feito num grande panelão, projetado e moldado em Joinvile (SC) e fundido na cidade de Piracicaba (SP). Pesa 12 toneladas, tem dois metros de altura por três metros de diâmetro. Para mexer, uma super colher confeccionada em alumínio e aço inox, acoplada na lança de uma máquina escamadeira hidraúlica.

A maior panela do mundo está em Prudentópolis (PR) desde sexta feira. Para descarrega-la foi preciso uma carreta com dois caminhões guindaste (video).
Ao município e aos cidadãos nossas congratulações pelo grande evento, na comemoração desta importante data. Que continuem firmes propósito de permanecer como o principal produtor do grão mais importante na alimentação do brasileiro.

Prudentópolis (PR) - sua próxima viagem terá esse destino.

Imagem: JM news.
Via: Marcelo Franco


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Rui Morel Carneiro disse...

Guaraci,
me aproveitei dessa informação para divulgar no meu blog também.
Abraços-Rui

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger