sexta-feira, 4 de março de 2011

ProUni - brasileiros querem mais do programa

Segundo uma pesquisa divulgada no último dia 28 pelo Instituto de Pesquisa Ecônomica Aplicada (IPEA), 73,4% da população brasileira acha que o Programa Universidade para Todos (ProUni) deveria ser ampliado. Criado em 2005, para distribuir bolsas de Estudo para alunos de baixa renda em Instituições particulares de ensino superior, o Programa atendeu no ano passado, 748.788 bolsistas. Em 2011, quase 1 milhão de jovens se inscreveram para concorrer à uma vaga. Através do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), o IPEA captou a opinião de 2.773 pessoas sobre política e serviços públicos na área da Educação. O resultado apontou o PROUNI como o programa de "maior visibilidade social". Sessenta por cento dos entrevistados afirmaram conhecer o Programa, sendo que 80% deles não eram bolsistas, nem parentes ou amigos de beneficiários do Programa.
         

Do total dos entrevistados, 84,2% acham insuficientes o número de vagas ofertadas, e 24% disseram que deve ser mantido como está. Quanto aos critérios de seleção, 40% acham regular, enquanto 27,3% acham ruim.

Para se candidatar a uma Bolsa integral, o jovem aluno deve ficar de olho no site oficial do ProUni. Como primeira exigência, tem que pertencer a uma família cuja renda mensal per capita (por membro), seja de até 1, 5 salário mínimo. Podem ser candidatos a uma Bolsa de 50%  do valor da mensalidade, aqueles cuja renda familiar per capita não passe de 3 salários mínimos. Além disso, para receber a Bolsa é necessário ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública, ou ter sido bolsista integral em estabelecimento privado, e ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atingindo 400 pontos de média da cinco provas e não ter tirado zero na Redação. 

Em relação à pesquisa, 37,7% das pessoas ouvidas disseram ser favoráveis aos atuais incentivos fiscais oferecidos às Instituições que participam do Programa,  enquanto 16,3%  são a favor de não existir incentivo algum. E, 18,6% defendem uma redução desses incentivos. 

Na segunda etapa do Programa, foram distribuídas 123 mil bolsas para o primeiro semestre de 2011. Há previsão de uma segunda chamada para o dia 13 de Março.

Senão perfeito na sua execução, necessariamente útil para o desenvolvimento da Educação em nosso país, e merece ser ampliado.

Fonte: Agência Estado.
Imagem: portalnippon.       

  
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Matheus disse...

Quando será a inscrição do Prouni 2012?

Matheus disse...

Obrigado e parabéns pelo site!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger