Educação - Documentário Paulo Freire 28/04/2011

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura , fora da boniteza e da alegria" - Paulo Freire. A história da Educação no Brasil e no mundo, tem reservado um capítulo especial ao escritor, educador, e filósofo, Paulo Reglus Neves Freire. Ficou conhecido internacionalmente pelo seu método de ensino e alfabetização aos mais pobres, e tornou-se fonte de inspiração para muitas gerações de professores. Nasceu em Recife, em 1921, e morreu em São Paulo, em 1997. Sofreu perseguição do regime militar (1964-1985), ficou preso durante 70 dias, e exilado por 16 anos.
Recentemente a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, analisou o requerimento do pedido de anistia feito em 2007 pela viúva, Ana Maria Freire. A concessão da anistia, foi feita com pedidos de perdão pelos atos criminosos cometidos pelo Estado, ao grande Educador. "Esse pedido de perdão se estende a cada brasileiro que, ainda hoje, não sabe ler a sua própria língua" - disse o relator do processo, Edson Pistori. A perseguição sofrida por Paulo Freire, resultou não só no impedimento da alfabetização de muitos brasileiros como também à conscientização da própria condição social de cada um deles, concluiu Pistori.
Antes de passar ao pequeno, mas importante documentário sobre a vida e a obra de Paulo Freire, confira neste vídeo no qual o professor e cineasta, José Nelson da Costa, revela alguns detalhes sobre a sua heróica trajetória pelo Brasil e algumas partes do mundo.
Fonte: mec.gov/ForumMundialdeEducaçãoProfissional.
Imagem: projetomemória.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.