quarta-feira, 22 de junho de 2011

Encontro Nacional de Blogueiros Proguessistas

Entre os dias 17 a 19/06/11, 369 pessoas de 21 Estados do país participaram do II Congresso Nacional de Blogueiros Proguessistas. Movimento inovador da Blogosfera brasileira, aconteceu no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília. O primeiro encontro foi realizado em São Paulo, em Agosto de 2010. Desta vez, aproximadamente 37.000 pessoas se conectaram ao evento através da redes sociais. O objetivo principal é intensificar a luta pela democratização da comunicação em todos os níveis, em nosso país. Na pauta, o debate sobre o texto-base da Carta que define os principais pontos para atingir este objetivo.

O texto final da Carta, a ser levada ao conhecimento público, ficou sob a responsabilidade do jornalista Rodrigo Vianna, criador do site Escrevinhador, uma das principais figuras à frente do movimento. Par e passo com outros igualmente importantes, como Maria Frô, Rovai, e o Eduardo Guimarães. Que inclusive chegou protagonizar um início de bate boca com o ministro da comunicações, Paulo Bernardo, um dos ilustres convidados que marcou presença no evento. Eduardo, cobrou do ministro ações efetivas em relação ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
Depois, Bernardo pediu desculpa  por ter se exaltado.


Outra notória celebridade política, presente a este importante evento, através de um convite especial, foi o ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Que inclusive, fez o pronunciamento inicial. (veja aqui seu discurso na íntegra).

A TVT, também como precursora do evento, entrevistou Ricardo Negrão, coordenador da Internet para o site Rede Brasil Atual. Confira.


Diante do sucesso, o movimento já articula um terceiro encontro previsto para o Estado da Bahia, em maio de 2012. Cuja comissão organizadora será composta por:  Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna. Além de, Leandro Fortes, Tica Moreno. O representante da Bahia será definido adiante, juntamente com outros que serão indicados pelas respectivas regiões.

A alternativa promovida pelos  blogueiros progressistas, é válida. E merece nossa atenção enquanto precursores de informações verdadeiras através da grande rede.
É importante observar o ideal em promover a liberdade de expressão e do livre pensamento. São valores indispensáveis à evolução, e ao bem estar geral da sociedade. Ou seja, a realidade da Blogosfera nos propõem uma reflexão atenta sobre o que é divulgado pela Grande Mídia, nem sempre sintonizada com a imparcialidade, com a realidade dos fatos. E principalmente com a verdade. Nua e crua.


Imagem: BlogdoParaná.      
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

VodkaComLimão Corp. disse...

vou montar o encontro dos blogueiros anarquistas. Será que rola? hehe... Te amo Guará...
saudade brutal de você meu querido...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger