sábado, 30 de julho de 2011

Futebol - O amargo doce de uma derrota

Semana passando rápido. Nem absorvemos direito as emoções da movimentada rodada do campeonato brasileiro série A, e hoje já tem jogo válido pela 13ª rodada. O fato é que faltaram adjetivos para duas partidas excepcionais da última rodada. Santos e Flamengo na Vila Belmiro reviverem o futebol arte do Brasil no duelo entre Ronaldinho gaúcho e Neymar. Foram nove gols na partida. Dois a mais que na partida entre Coritiba e São Paulo, talvez a segunda melhor desta rodada. O que teve em comum entre os dois confrontos?

O placar, talvez? Dezesseis gols em duas partidas é raro de se ver. O bom senso nos leva crer que uma derrota nunca foi tão bem recebida. Tanto santistas, quanto coxas-brancas, senão puderam sorver o doce gosto da vitória, a amargura da derrota foi perfeitamente absorvida para ambos.

O torcedor alvinegro teve que engolir a virada imposta pelo rubro negro. Mas tem que reconhecer que foi brindado com momentos raros de emoção.  Logo aos 4 minutos de jogo, Elano faz belo lançamento para Borges que abriu o placar. Ele mesmo, faria o segundo após lançamento de Ganso para Neymar que tentou encobrir o goleiro, que com um tapa defendeu parcialmente. O avante do Santos, aproveitando o rebote, dá uma bicicleta em direção à area que encontra o centro avante. Bola na rede. Aos 25', depois de David perdeu um gol feito para o Flamengo, Neymar protagoniza a jogada que faria os santistas esquecer a derrota. Pela esquerda, livra-se de dois adversários, tabela com Borges, dribla mais dois e faz um golaço. 

A reação do time carioca, começa logo aos 28 minutos com o cruzamento de Luiz Antonio que  Rafael não conseguiu interceptar. Ronaldinho gaúcho aproveita e marca.  Aos 31' o esperto Léo Moura cruza na cabeça de Thiago Neves, que diminui o placar para 3 x2.  Aos 42', a displicência de Elano na cobrança de um penalti, para o Santos, que se deu mal na "cavadinha", permite a defesa fácil do goleiro flamenguista Felipe. Foi o ponto crucial da partida. Ainda na primeira etapa o Flamengo chega ao empate. Ronaldino, em cobrança de escanteio, coloca a bola na cabeça de David para fazer 3 x 3. No início do segundo tempo, aos 11' minutos Neymar em jogada pessoal, bate por cima de Felipe para colocar o Santos novamente em vantagem.

Aí, Ronaldinho resolve relembrar seus gloriosos tempos de Barcelona. Aos 22' deixa tudo igual, com um gol de falta. O craque gaúcho, brilha tanto quanto a estrela Neymar. Aos 36 minutos, recebe passe  de Thiago Neves e marca o quinto e último gol da partida, selando a vitória rubro negra diante da torcida santista. Triste, pela perda de três pontos em casa. No fundo contente por presenciar um show de bola, no qual Neymar brilhou tanto quanto Ronaldinho gaúcho, artilheiro isolado do brasileirão 2011, que desta vez foi o comandante da virada.

Se o lamento dos santistas foi logo dissipado com a lembrança do que foi o jogo, o mesmo aconteceu com o torcedor coxa branca, que lotou o Couto Pereira na partida entre Coritiba e São Paulo. A Equipe paranaense veio para o jogo confiante em um resultado positivo. Tanto que no primeiro minuto já tinha mandado uma bola na trave, e criado boas chances de gol nos minutos seguintes. O jogo seguiu equilibrado até aos 17' minutos quando Carlinhos Paraíba, vaiado desde o início pela torcida do seu ex-time, recebe livre de marcação e manda uma bomba sem chances de defesa para o goleiro coxa branca, Edson Bastos. 

O Coritiba se desestabilizou, e em seguida levou o segundo gol. Após um lançamento longo de Rhodolfo, o lateral Juan, que com um toque por cobertura, faz um lindo gol. O tricolor paulista passa a dominar a partida, e chega ao terceiro tento com Dagoberto, depois de rápida troca de passes no ataque. Enquanto o São Paulo procurava dominar a partida, os jogadores do Coritiba entram na pilha. E aos 40' David é expulso após reclamar do cartão amarelo recebido. Parecia que o Coritiba levaria a maior goleada de sua história.

Na segunda etapa, o técnico Marcelo Oliveira promove a entrada de Maranhão e Anderson, na tentativa de reverter a situação. Mas o Coxa continuava a errar passes. Eltinho, dá a bola de presente para Lucas, que só  tem o trabalho de mandar por cobertura e fazer um golaço. Aos 9' do segundo tempo, sem ter feito nenhum e levado quatro gols, os torcedores do Coxa, recusavam-se a  acreditar no que viam. Tudo parecia resolvido em favor do São Paulo.

Porém, aos 22', Rafinha marca para o Coritiba. O gol animou o alviverde, que diminui a vantagem aos 29 minutos, com Bill. Aos 34' jogadores do Coritiba reclamam penalti, quando Everton Ribeiro chuta e a bola dá no braço de Rhodolfo. O arbitro faz vista grossa. Reascende a esperança nas arquibancadas. Aos 41', Bill, sacode a galera coxa branca. De cabeça faz o terceiro do Coritiba. Mas já era tarde para o empate. A torcida coxa branca viu seu time perder três pontos em casa. Mas, tomando uma goleada, com um a menos, marcar três vezes, com chance clara de empatar, é façanha de uma grande equipe. A reação surpreendente do Coritiba merece destaque. Lutou até o fim, diante de um plantel superior, e mesmo sem estrelas em seu elenco. Pelo belo futebol na segunda etapa, o Coritiba sai do calvário para a rendenção. Nos braços da torcida. 



Imagem: BoaNotícia.  
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger