sábado, 20 de agosto de 2011

Curiosidades sobre a fotografia

Foto significa Luz, e grafia, escrita. Obviamente, a junção dessas duas palavras forma: fotografia. Portanto, podemos deduzir que fotografia é escrita com luz. O processo que deu origem à forma até chegar às fantásticas imagens em 3D dos dias de hoje, percorreu um longo caminho. O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833), considerado o pai da fotografia, tentando fixar imagens sobre pedras litográficas, acabou por criar o primeiro processo de obtenção de imagens por intermédio da luz (1826). Batizando-o de heliografia.
Alguns anos depois (1872), surge a primeira fotografia colorida do mundo. Uma paisagem da cidade de Angulema-França Meridional, de autoria do fotógrafo Louis Ducos dü Hauron. Proponente do método conhecido como "subtrativo", aperfeiçoado somente em 1930 para fins comerciais.


Fonte: Nextphoto.



Em 19/08/1839, na Academia de Ciências da França, em Paris, a fotografia é anunciada oficialmente ao mundo, consagrando o processo "Daguerreótipo", desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre. Este processo chegou ao Brasil em Janeiro de 1840, determinado o dia 08 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Data cercada de controvérsias, ja que calendários dão conta que a comeração se dá dia 6, 7 , 8, e até 9 de Janeiro. E o dia 19 de Agosto, seria consagrado como o dia mundial da fotografia. Mas há comemorações no dia 15. Por fim, 2 de Setembro, seria o dia dedicado ao repórter fotográfico.
Segundo a história, um Abade chamado Louis Compte, foi quem apresentou ao Imperador D. Pedro II o processo "daguerreótipo", tido oficialmente como o primeiro fotógrafo brasileiro. Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, existiu um pesquisador chamado Hércules Florence já teria descoberto a fotografia seis anos antes do anuncio feito por Daguérre. Florence teria sido "a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas-SP". 
(http://www.nextphoto.com.br/pgs_site/nextphoto_curiosidades.htm).

Pencil of Nature (The Pencil of Naure), é o título do primeiro livro ilustrado com fotografias. Henry Fox Talbot, autor, o publicou em Londres entre 1844 e 1846, ocasião em que anunciava em suas páginas "o início de uma nova arte" demonstrando as possíveis aplicações em ciência e tecnologia. 

Em 1866, o escocês Allan Pinkerton fundou a fotografia forense. Pinkerton se mudara os EUA, e se tornou o primeiro detetive de Chicago. Seu objetivo era mostrar detalhes que escapavam à inspeção criminal. 

A primeira câmera fotográfica popular a ser comercializada, foi produzida pela Companhia Eastman Kodak, em 1888. Permitia tirar até 100 fotos, cuja bobina de filme deveria ser apresentada para revelação. "Você aperta o botão, nós fazemos o resto", era o slogan de venda da câmera.

Um estudo realizado realizado em 2002 pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, comprovou que as crianças revelam talento natural como fotógrafos. Os pesquisadores descobriram também que o "fotógrafo criança" evolui com a idade. Até os 4 anos escolhe elementos emocionais, como seus pais e imagens de cores brilhantes. Depois dos 11, a preferência é por espaços abertos e elementos naturais. Na adolescência optam por imagens que refletem atividades sociais que os ajudem a interagir com os amigos.

Robert Capa, o mais famoso fotógrafo de guerra do século XX, é autor de uma fotografia que ficou conhecida mundialmente. A foto "O soldado Tombando" (também conhecida como "O oldado caído", ou "O Soldado caindo"), foi feita na guerra civil espanhola, no front de Córdoba em 5 de Setembro de 1936. Mostra um miliciano chamado Federico Borrell Muriano Colina, no momento em que é baleado mortalmente por um franco atirador. A foto virou símbolo contra o fascismo.  

Um professor de psicologia da Universidade de Nova York, chamado Arthur Aron, explorando o cérebro de 15 voluntários através da ressonância magnética, constatou que ao olharem a foto do seu parceiro, expontaneamente ativavam certas áreas cerebrais produzindo o paracetamol em até 44%. Deduzindo que, olhar a foto da pessoa amada reduz qualquer tipo de dor.



    
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Anônimo disse...

interessante :D obrigado pelas informaçoes ^^

Unknown disse...

Fiquei curioso e vim conferir! É muito bom ler sobre as histórias da fotografia e suas curiosidades, na maioria eu já estava inteirado, mesmo assim vim dar meus parabéns.
No blog do Lu Cidreira tem informações sobre fotografia no marcador Falando de Fotografia.
Abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger