terça-feira, 27 de setembro de 2011

Google disponibiliza Manuscritos do Mar Morto para consulta on-line

O Google, um dos buscadores mais popular da Internet, que hoje completa 13 anos de existência, anunciou através do seu Blog nesta Segunda-feira, que está no ar o site "Dead Sea Scrolls Online". Em tradução livre, Manuscritos do Mar Morto Online, é um projeto desenvolvido em parceria com o Museu de Israel (Jerusalém), ao custo aproximado de 2,5 milhões de euros. O portal coloca a disposição de qualquer pessoa no mundo, grande parte dos manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumra, nas margens do Mar Morto.

O Museu detém a posse de oito rolos desses textos, escritos em papiro e pergaminho, e  são conhecidos como a mais antiga versão das escrituras hebraicas. Os manuscritos seriam de autoria de uma antiga comunidade de judeus essênios, cujo conteúdo mostra "partes dos livros do Antigo Testamento, à exceção do Livro de Ester e do Livro de Neemias, textos apócrifos e livros de regras da própria seita". Mas existem outros originais nas mãos de colecionadores privados, além daqueles que estão de posse das autoridades israelenses.

Cinco desses rolos, redigidos em hebreu e aramaico, foram fotografados e digitalizados página por página em alta resolução, possibilitando aos internautas verificar detalhes minuciosos de cada texto. É possível também registrar um comentário sobre a página visitada.



Para conhecer melhor o site acesse: http://dss.collections.imj.org.il/





Informações: Portal Terra/tecnologia.
Imagem: JornalPequeno.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 30/09 às 12:00 hs.

Abraços cordiais.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger