Google disponibiliza Manuscritos do Mar Morto para consulta on-line
O Google, um dos buscadores mais popular da Internet, que hoje completa 13 anos de existência, anunciou através do seu Blog nesta Segunda-feira, que está no ar o site "Dead Sea Scrolls Online". Em tradução livre, Manuscritos do Mar Morto Online, é um projeto desenvolvido em parceria com o Museu de Israel (Jerusalém), ao custo aproximado de 2,5 milhões de euros. O portal coloca a disposição de qualquer pessoa no mundo, grande parte dos manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumra, nas margens do Mar Morto.
O Museu detém a posse de oito rolos desses textos, escritos em papiro e pergaminho, e são conhecidos como a mais antiga versão das escrituras hebraicas. Os manuscritos seriam de autoria de uma antiga comunidade de judeus essênios, cujo conteúdo mostra "partes dos livros do Antigo Testamento, à exceção do Livro de Ester e do Livro de Neemias, textos apócrifos e livros de regras da própria seita". Mas existem outros originais nas mãos de colecionadores privados, além daqueles que estão de posse das autoridades israelenses.
Cinco desses rolos, redigidos em hebreu e aramaico, foram fotografados e digitalizados página por página em alta resolução, possibilitando aos internautas verificar detalhes minuciosos de cada texto. É possível também registrar um comentário sobre a página visitada.
Para conhecer melhor o site acesse: http://dss.collections.imj.org.il/.
Informações: Portal Terra/tecnologia.
Imagem: JornalPequeno.

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
1 Comentário:
Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 30/09 às 12:00 hs.
Abraços cordiais.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.