sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um texto conciso sobre o Bolsa Família

Não são poucos aqueles que acreditam ser o programa Bolsa-família um simples programa de assistencialismo inócuo. Apenas a alimentar vadios e a promover vícios. Não raro, exclusivamente durante a última campanha política para presidente, recebemos textos apócrifos atacando o programa como sendo explicitamente eleitoreiro.
Não se pode negar que o seja, pois os dois candidatos o usaram com o intuito de angariar ou garantir um grande numero de votos.

Não podemos afirmar com toda a convicção do mundo que o Bolsa-família não seja inclusive alvo de corrupção e desvio de verbas. Dado a sua aplicação abrangente, atingindo quase a totalidade do território brasileiro, é quase impossível um controle cem por cento eficaz. Há muita gente desonesta, e muito político oportunista em nosso país, infelizmente.
 
No entanto, ao ler o texto a seguir, talvez aqueles que o tenham como uma simples esmola, venham a refletir um pouco mais sobre o programa, e o seu verdadeiro escopo.

A autoria é do professor Daniel Jorge Caetano, publicado em seu Blog em 28/09/2010.

"Não gosto muito de tratar assuntos políticos aqui; a razão para isso é que gosto de estimular a reflexão sobre o que observo no dia-a-dia e, acredito, falar sobre política sai um pouco desta linha, dado que nela o mote principal não é a razão e reflexão, mas a negociação de interesses.
Vou abrir uma exceção desta vez, devido a uma conversa que ouvi ontem.
Conversavam sobre a ineficiência, ineficácia do “bolsa-esmola” e toda a falácia que supostamente cerca o referido programa (positivas e negativas). O que me permite abrir essa exceção é o fato de que todos os candidatos parecem estar apoiando esta iniciativa – ainda que, em alguns casos, esse apoio seja motivo de riso para muitos.
Sou uma pessoa técnica, não gosto de fazer política. Minha experiência no campo político me proporcionou muita angustia pessoal; foi quando descobri que não tenho fígado para isso1. Assim, há algum tempo, seguindo a minha visão técnica e sem conhecer muita coisa da realidade brasileira, eu questionava muito o tal do Bolsa Família; em especial, quanto à sua eficácia..." 

Leia o texto completo aqui.





Imagem: reidaverdade.


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger