terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um novo sistema para prever o resultado do Brasileirão 2011

À medida que o campeonato brasileiro entra na reta final, aumenta a emoção do torcedor. Não tem jeito. A paixão do brasileiro pelo futebol é mesmo inexplicável chegando às garras do fanatismo. Para aliviar a tensão, manter o equilíbrio e chegar ileso ao fim da competição, aqui vai uma novidade criada por cientistas. Ela pode ajudar tanto aos torcedores dos times favoritos ao título, quanto àqueles igualmente angustiados por ver o time do seu coração, lutando só com o "toco" da espada para não cair para a segunda divisão.
Como todo o remédio é amargo, e a realidade é dura, o instrumento vem acrescentar uma dose (com ou sem gelo) tranquilizadora que fará com que o torcedor mais apaixonado possa raciocinar serenamente e suportar as reais condições do seu time em obter o resultado esperado. A finalidade é permitir o raciocínio lógico para que o torcedor envolvido neste turbilhão de dúvidas e expectativas possa chegar ao final do Brasileirão 2011, sem sequelas. Pronto para torcer novamente, logo adiante.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveram um sistema inédito de previsão, que permitirá ao torcedor evitar as grandes surpresas, minimizar lamentações e evitar os efeitos nocivos da frustração.

O sistema leva em consideração um grande número de simulações para as partidas que irão acontecer. Adota um modelo estatístico que considera para cada time, três variáveis: o mando de campo, a defesa e o ataque. "Os efeitos defesa e ataque captam o poder defensivo e ofensivo de cada time e são estimados a partir dos placares observados, mudando de acordo com a variável mando de campo, isto reflete as mudanças de postura tática que ocorrem quando um time joga dentro ou fora de casa", explica o professor Francisco Louzada Neto, do ICMC, coordenador da pesquisa.  

"Utilizamos os resultados dos jogos anteriores para fazer as previsões. Dessa maneira, com o decorrer do campeonato temos mais informações e o sistema pode ficar mais preciso", conclui o professor. 


Veja abaixo a previsão para a próxima rodada do Brasileirão 2011, utilizando a ferramenta.

           

Este sistema de previsão é resultado de um projeto elaborado pelo Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), composto pelos cientistas citados acima. O método utiliza um algoritmo diferente da maioria das estatísticas usadas pela imprensa na atual fase do campeonato. Saiba mais em: www.previsaoesportiva.com.br.


Compare com outra previsão estatística criada pelo site, chancedegol.uol.com.br. 
 

A metodologia apresentada pelo sistema é sem dúvida algo relevante. Certamente nos permite administrar melhor o ato de torcer pelo sucesso do time do coração. Sejam quais forem as circuntâncias. Não obstante, por envolver paixão, sentimentos, no futebol há que se considerar outras variáveis de caráter emergencial. Talvez não venha ao caso, mas consideremos a máxima de que o futebol é uma "caixinha de surpresas". Em dado momento, ou na hora "H", acontecimentos fortuitos derrubam por terra qualquer previsão por mais abalizada que seja. 

Um erro de arbitragem, um acidente de trabalho, causado pelo excesso de violência e vontade de ganhar, pode mudar toda a história. Vamos supor que por uma dessas fatalidades comuns em uma partida de futebol aconteça de o árbitro ter que obrigatoriamente, expulsar a Estrela do time. Não vamos ignorar que toda equipe possui uma, ou deveria. E, se, por contusão de um jogador-chave, o técnico é obrigado a mexer na tática da equipe, alterando assim toda uma perspectiva de vitória. Claro! o "Se", em futebol como na vida real se diz ser pior que lepra. Porém, lá com cá, o inusitado acontece. Obviamente, no  caso, o time adversário a partir de qualquer momento desses, passa a ter todo o favoritismo da vitória. E já que o papo enveredou para as suposições, lembremos do "que desagradável", e do "Inacreditável F.C.

Bem, considerar o campo das suposições é coisa de torcedor de verdade. Desses que acredita até o último minuto na vitória do seu time. Assim são as coisas no mundo do futebol. O torcedor apaixonado não costuma dar bola, ou créditos, para estatísticas. Mas que elas nos devolve à razão, por trabalhar com dados concretos, é uma grande verdade.

De qualquer forma, fica o convite para que o amigo leitor venha a checar a eficácia do sistema, após concluída a 35ª rodada do Brasileirão 2011. Aqui mesmo no Blog do Guara, na próxima Sexta (18), mais uma vez será publicado o resultado de mais uma rodada, com os melhores momentos de cada partida. Até lá!  





Fonte: Inovação Tecnológica.
     
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger