domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates (1954 - 2011)

Faleceu na madrugada deste domingo (04/12/11), um dos maiores jogadores de futebol da história. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Magrão, ou Doutor, como era chamado, foi internado na Quinta-feira (1º) com infecção intestinal, e veio a falecer em consequência a um choque séptico. Jogador de muito talento e extrema habilidade, Sócrates se destacou como ídolo do Corinthians e também da Seleção brasileira. Veja abaixo alguns dos momentos mais importantes do grande craque.

Sócrates, foi um dos precursores da chamada democracia corintiana, na época em que o país vivia campanha pelas Diretas já. Movimento político-social pela redemocratização do país. 

Nascido em Belém no dia 19 de fevereiro de 1954, chegou à cidade de Ribeirão Prêto-SP em 1960, com seis anos de idade. Quando seu pai Raimundo, funcionário público, foi transferido para a cidade, vindo com toda a família. Aos 15 anos começou a se destacar no juvenil do Botafogo. Logo em seguida se tornou estudante de medicina, com esporádicas participações no time profissional do tricolor paulista, onde se firmou somente em 1974. Em 1976 foi artilheiro do Estadual, com 15 gols. Em 1977, reconhecido como craque foi campeão da Taça Cidade de São Paulo. Nessa ocasião, segundo o site Lancenet, Sócrates, "quase abandonou o futebol quando precisou optar entre a residência como médico ou a carreira de jogador". Em Agosto de 1978, chegou ao Corinthians, levado pelo polêmico diretor, Vicente Matheus, que impediu sua ida para o time do São Paulo. No timão, conquistou três títulos estaduais, em 1979, 1982, 1983. No auge da sua carreira, fez parte da mágica seleção brasileira de 1982, que apesar de não conquistar o título, revelou todo seu talento, ao lado dos companheiros, Zico, Falcão, Júnior, e Éder.

Sócrates jogou uma temporada pela Fiorentina da Itália. Na volta ao Brasil (1985), atuou no Flamengo até 1987, ao lado de Zico. Mas não conseguiu a mesma performance quando jogou ao lado do companheiro na seleção. Aos 34 anos, se transferiu ao Santos F.C., mas não foi nem sombra do craque do Corinthians e seleção brasileira. Encerrou sua carreira em 1989, retornando ao time que o revelou para o futebol, o Botafogo de Ribeirão Preto.

Sócrates deixa este mundo em um dia importantíssimo para o futebol no Brasil. Seu enterro se dará antes do início da última rodada do campeonato brasileiro de 2011. Um domingo de clássicos Brasil afora, em que o próprio Corinthians é apontado como franco favorito ao título de campeão.

O "Magrão" vai fazer falta. Como jogador de futebol e como cidadão, deixou lições de companherismo e amizade. Também um campeão de cidadania

Confira alguns momentos de Sócrates, via Blog do Tarso.




















Fonte: LanceNet.
Imagens/reporodução: Jornal do Brasil/Esportes.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger