segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cheques com data de 2011 serão devolvidos a partir de Fevereiro

É comum nesta época do ano, por força do hábito, as pessoas preencherem cheques com data do ano passado. Conforme informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os cheques preenchidos com data de 2011 serão compensados normalmente durante este mês de Janeiro. Esta medida beneficia tanto emitente quanto o depositante, e alivia impactos e transtornos nos serviços de compensação de cheques.
 
Porém, a partir do mês de Fevereiro, esse tipo de erro não será admitido. Por isso recomenda-se aos emitentes e a quem recebe, dobrar a atenção no momento do preeenchimento ou recebimento. Pois serão devolvidos por erro formal, mesmo que contenham saldo suficiente para liquidação.

Pelas regras da compensação, o prazo para apresentação de cheques emitidos na praça, é de 30 dias. E de 60 dias para os emitidos fora da praça de emissão. Depois desse período, ainda há o prazo de prescrição do cheque, que é de 6 meses. O Banco Central (ver FAQ) orienta que, ao perceber que preencheu errado, basta o cliente fazer uma ressalva no verso da folha, com a data correta e assinatura.   



Informações: notícias.R7
Imagem: bcb.gov.br/JornalComarca.   
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger