quinta-feira, 1 de março de 2012

As polêmicas manifestações pró e contra Vladimir Putin na Rússia

O frio glacial e a temperatura constante abaixo de zero na Rússia, não impedem que a população esquente as eleições presidenciais previstas para o próximo Domingo. O primiê Vladimir Putin, foi presidente de 2000 a 2008, depois tratou de conduzir seu protegido, Dmitry Medvedev, ao Kremlin. Mas, continuou sendo o líder de fato do país. Putin, que tem a preferência da maioria, quer voltar à presidência e colocar Medvedev em seu lugar. As manifestações favoráveis ao premiê, continuam. Mas, nos últimos dias grupos contrários agitaram a oposição.
Desde que se iniciaram as campanhas de candidaturas, dava pra imaginar que muitas curiosas, criativas, inusitadas, e até agressivas manifestações tanto pró, quanto contra, ao atual chefe de Estado, estavam por vir.

Por exemplo, em meados de Julho do ano passado, uma campanha denominada "O Exército de Putin", incentivava jovens russas a se despirem por Putin, com a possibilidade de ganhar um iPad2. A campanha mostra uma estudante loira caminhando pelas ruas de Moscovo, em saltos altos com um casaco preto, dizendo "Eu tirarei as minhas roupas por Putin", ao tempo em que começa a despir-se.

Posteriormente, no início do mês de Setembro, um jovem de 27 anos chamado Nickel Sam, produz uma campanha curiosamente audaciosa. Sam, decidiu apalpar os seios de mil mulheres russas. Claro! daquelas moçoilas que decidiram topar a brincadeira e aderir à campanha. Foi às ruas a procura de voluntárias, e conseguiu. O próximo passo era cumprimentar Putin, para transmitir a energia captada. Parece loucura, mas o jovem cabo eleitoral obteve um resultado surpreendente.(Veja o vídeo). Agora, imagine se esta moda vem para o Brasil. Adivinha qual parte seria escolhida para uma rapidinha apalpadela!?...Sem dúvida.

Por outro lado, grupos agitam a campanha contra Putin. Uma banda punk formada por garotas, denominada Pussy Riot, promoveu várias manifestações em oposição ao premiê. A banda costuma usar máscaras, e se apresentar em lugares estratégicos. Um lugar escolhido foi o telhado de um prédio em frente à uma prisão onde estavam detidos manifestantes de oposição à Vladimir Putin.


 Reprodução/PortalTerra/Foto: AP

Em um dos shows, a banda invadiu a a Praça Vermelha, em frente ao Kremlin, e tocou até a chegada da policia. A banda Pussy Riot surge em contra oposição a outras bandas femininas favoráveis a Putin. Um video produzido pela BBC Brasil, mostra a performance da banda em manifestação. Note que em certo ponto da reportagem aparece um grupo de aposentadas, cantando um rap em elogio a Putin. O video das velhinhas obteve sucesso estrondoso na Internet.

Nos últimos dias, surgiram denúncias de que funcionários das estatais receberam ofertas em dinheiro e até foram deliberadamente convocados para participarem em importante evento a favor do governo. É o próprio poder gerando corrupção.

Estão concorrendo contra Putin, quatro candidatos: o líder do partido comunista, Gennady Zyganov, o nacionalista Vladimir Zhirinovsky, Sergei Mironov, e o empresário milionário Mikhail Prokhorov. Putin, segundo as estatísticas tem 60% da intenções de voto.É esperar pra ver. E tomar como exemplo o que pode acontecer nas futuras campanhas aqui no Brasil. 

Entenda a importância e as polêmicas das eleições na Rússia.

 


Informações: JornaldoBrasil/BBC Brasil/Noticias Terra.
Imagem: MidiaFree.
                       
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger