sábado, 17 de março de 2012

Pela boa palavra, eu vos agradeço meu irmão

Obrigado. Esta palavra está entre as mais importantes que a tua boca possa pronunciar. Identifica pois, o favor desinteressado de quem deseja o teu bem, sem a intenção de receber algo em troca. Aceita-o, e agradeça de coração. Obrigado, também é a palavra que qualquer pessoa gostaria de ouvir, quando identifica que você carece de uma força adicional e te oferece apoio. Para te impulsionar para longe de qualquer sofrimento, de uma situação aflitiva, a corroer tua fé e tua força de vontade. Aceita, e agradeça sempre.

 Se as palavras possuem a força transformadora da dura realidade, como disseram os grandes sábios da humanidade, Obrigado, é sem dúvida uma delas. E, eternamente fará parte do relacionamento entre ti e teu semelhante.

Não só porque está entre os conceitos básicos das relações humanas, em qualquer setor, que ela é importante. É o  primeiro sinal de respeito e educação, e um quesito fundamental para a vida em grupo. Obrigado, é uma das primeiras palavras que nossos pais nos ensinam a falar, tal é sua importância para toda a vida. Há um simples segredo intrínseco nesta palavra: faz bem ao espírito, tanto de quem pronuncia, quanto de quem a ouve. Acontece, que a maioria das pessoas, não se dá conta disso. Não por falta de educação, mas por estarem com seus olhos voltados para dentro de si mesmo, quase sempre perdidos em seus egos inflados de nocivo egoismo e intolerância.


Os sábios, os misticos, os iniciados, os que tem fé e acreditam na obra do Grande Criador e por isso o glorificam, qualquer pessoa que crê na prevalência do espírito sobre a matéria, todos os que colocam a razão acima das paixões e com sabedoria mantém o equilíbrio entre entre o virtual e o real, acreditam piamente que a bendita palavra uma vez pronunciada, ecoará pelo universo. Não somente aquelas de agradecimento, mas também as de louvor e graças pela própria vida, que o homem comtemporâneo vem esquecendo de pronunciar. Não deveria. Pois, a boa palavra irá sempre multiplicar-se em mensagens de harmonia, de amor, paz e progresso, e transitará por todos os caminhos da terra e do céu, sem itinerário pré-estabelecido. Sua única parada obrigatória, será a mente e o coração dos homens livres e de bons costumes, inclinados a prática do bem. Estes, receberão espontaneamente a nobre missão de compartilhar e divulgar toda a boa palavra que ouvir, a todos os seus semelhantes, em cumprimento à lei do amor universal.

Todos nós temos o direito de achar que o mundo não tem jeito. Confiar nos outros está cada vez mais difícil. No entanto, temos o dever de tentar remover barreiras invisíveis que nós mesmos vamos criando ao longo de nossa existência, ora pelo pensamento, ora pela palavra. Não raro, estamos nos desviamos do foco principal que é a felicidade e o bem estar geral. Como podemos ser feliz plenamente, se  percebermos que nosso irmão não é? No mínimo, o Grande Criador espera de nós, um pequeno gesto de fraternidade. Palavras de alento, talvez. Não saberemos jamais a intensidade do bem que elas possam produzir. Porém, que sejam livres de preconceitos. Que elas possam ser ditas a qualquer irmão, independente da classe social a que pertença, o credo que professe, da cor de sua pele. Uma simples troca de idéias, pode ser realmente uma ação transformadora da realidade. Quando reina o diálogo, fica mais fácil o entendimento mútuo.  Ao passo que lamentar, esbravejar, reclamar, revoltar-se com o status quo, não levará a lugar algum, e nenhum resultado positivo será atingido. Ao contrário, restará um clima negativo propício à desavença, cujo fruto será a infelicidade, que no fundo ninguém deseja para ninguém.  

Então, "tudo o que é verdadeiro, Tudo o que é respeitável. Tudo o que é puro, tudo o que é amável, Tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há...E se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento". Essas palavras, não são minhas. Eu as emprestei de um grande mestre, que um dia disse que a verdadeira fraternidade está em amarmos uns aos outros, e a Deus acima de tudo. E tudo de resto nos será acrescentado. São palavras que merecem ser lidas em voz alta. Se podes fazer isso, faça-o. Independentemente da religião a qual pertença. Talvez elas não sirvam para você neste momento, mas ao pronunciá-las, ouvirá múltiplas vezes, um eco rico em bençãos. Faça-o. Eu vos agradeço, meu irmão. Elas chegarão até as mentes iluminadas, encontrarão guarida nas almas nobres que abrigam um bom coração, e o bem triunfará.   


Imagens: GettyImages.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger