sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteorito cai na Rússia e deixa mais de 500 pessoas feridas

Segundo o Ministério do Interior da Rússia, passa de 500 o número de pessoas feridas com a queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, nos montes Urais. Somente 14 precisaram ser internadas. O meteorito caiu a 80 quilômetros da cidade de Satka, mas os fragmentos causaram danos em pelo menos seis cidades da região. 
"Era um meteorito bastante grande, pode ser que de várias dezenas de metros de comprimento. Os corpos de menos de 50 metros se desintegraram quase sempre na atmosfera, e se não se queimam totalmente, chegam à Terra pequenos fragmentos", disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse a agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.


Nenhum caso de morte foi relatado em consequência da queda do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta-feira recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev forma notificados sobre os acontecimentos, informou o jornal a Gazeta do Povo.

Clique para assistir ao vídeo com imagens da queda.



Meteorito cai na Rússia por afpportugues

Embora uma autoridade ministerial da Rússia tenha afirmado que a chuva de meteoros possa ter ligação com o asteróide que vai passar hoje a apenas 27.860 quilômetros da Terra, o diretor do Observatório astronômico de Lisboa, Rui Jorge Agostinho, disse a Lusa que não há nada que aponte ligação entre os dois fenômenos.  
Este asteróide, denominado 2012DA14, é do tamanho da metade de um campo de futebol e foi detectado há um ano por astrônomos do observatório La Sagra, em Maiorca na Espanha. Nesta Quinta (14), a NASA divulgou as primeiras imagens do grande asteroide que passará perto da Terra.


Fonte: Gazeta do Povo
Imagem: reprodução/diáriodigital
Via

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger