quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Futebol - grupo de jogadores das Séries A e B do campeonato brasileiro protestam contra a CBF

Demorou. Alguns dias depois da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciar o calendário para 2014, um grupo de 75 jogadores da Séries A e B do campeonato brasileiro divulgaram um manifesto repudiando o curto intervalo e a maratona de jogos previstos para o período. Segundo o grupo, isto prejudicaria o nível técnico das competições e a integridade física dos dos jogadores.
Assinaram a nota oficial divulgada, atletas de 18 dos 20 clubes que disputam o Brasileirão 2103, com as exceções de Náutico e Vitória, além de jogadores da Série B. Fazem parte do grupo jogadores como Rogério Ceni (São Paulo), Alex (Coritiba), Elias (Flamengo), Alexandre Pato (Corinthians), Valdivia (Palmeiras), Zé Roberto (Grêmio) e Júlio Baptista (Cruzeiro).

As principais revindicações são: 1) adequação ao calendário europeu, com a temporada começando no meio do ano, 2) máximo de 7 partidas a cada 30 dias, e 3) maior período de pré-temporada. Como a Copa do Mundo acontece no Brasil ano que vem, os clubes que participam do Brasileirão terão menos de cinco dias antes do início dos campeonatos estaduais. Por conta da realização deste evento a CBF já adiantou que qualquer alteração no calendário estaria descartada.

Parte dos boleiros que compõem a lista já conquistaram sua independência financeira, daí o protesto independente da participação dos clubes. Mas é possível que alguns deles se coloquem ao lado do grupo, mesmo tendo compromisso com a CBF, por conta de ajuda financeira que receberam. É o caso do Flamengo, que recentemente teve uma divida renegociada perante a entidade.

O Portal FI publicou recentemente uma matéria sobre a diferença que existe entre o calendário de futebol da Europa e Brasil. Por exemplo, em 2012 o Corinthians disputou 74 jogos oficiais entre campeão paulista, Libertadores, Brasileirão e Mundial de Clubes, enquanto o Bayern de Munique, campeão do campeonato alemão, Copa da Alemanha e Copa dos campeões, disputou 54 partidas na temporada 2012-2013.

Outro exemplo, quando de uma partida disputada pelo campeonato brasileiro, o Coritiba chegou a substituir três vezes um jogador na mesma posição. Diga-se de passagem, a equipe que vinha bem no inicio da competição, tem quase o time titular inteiro no Departamento médico. Situação parecida com a de outros clubes, que se priva dos melhores no decorrer da disputa, ora por contusão, ora por desgaste físico causado pelo excesso de jogos. Este pode ser o primeiro passo para os desmandos dos cartolas da CBF.  

Confira a nota publicada pelos jogadores:

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível.

Sem mais para o momento,

Alessandro (Corinthians)
Alex (Coritiba)
Alex (Internacional)
Alexandre Pato (Corinthians)
Anderson (Paraná Clube)
André Rocha (Figueirense)
Arouca (Santos)
Barcos (Grêmio)
Bolívar (Botafogo)
Cássio (Corinthians)
Ceará (Cruzeiro)
Cícero (Santos)
Corrêa (Portuguesa)
Cris (Vasco)
D'Alessandro (Internacional)
Dedé (Cruzeiro)
Deivid (Coritiba)
Dida (Grêmio)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Douglas (Corinthians)
Edson Bastos (Ponte Preta)
Edu Dracena (Santos)
Edu Schimidt (Sem Clube)
Elano (Grêmio)
Elias (Flamengo)
Fabinho (Criciúma)
Fábio (Cruzeiro)
Fábio Santos (Corinthians)
Fabrício (São Paulo)
Fahel (Bahia)
Felipe (Fluminense)
Fernando Prass (Palmeiras)
Gilberto Silva (Atlético-MG)
Ibson (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Juan (Internacional)
Júlio Baptista (Cruzeiro)
Juninho Pernambucano (Vasco)
Kleber Gladiador (Grêmio)
Lauro (Portuguesa)
Léo Moura (Flamengo)
Leonardo (Criciúma)
Lima (Portuguesa)
Lincoln (Coritiba)
Lúcio Flávio (Paraná Clube)
Luís Alberto (Atlético-PR)
Luís Fabiano (São Paulo)
Luís Ricardo (Portuguesa)
Maldonado (Corinthians)
Marcel (Criciúma)
Marcelo Lomba (Bahia)
Marco Antonio (Atlético-PR)
Moisés/Meia (Portuguesa)
Moisés/Zagueiro (Portuguesa)
Neto Baiano (Goiás)
Paulo André (Corinthians)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Paulo Cesar (Sem Clube)
Rafael Moura (Internacional)
Rafael Sobis (Fluminense)
Roberto (Ponte Preta)
Rodrigo (Goiás)
Rogério Ceni (São Paulo)
Serginho (Criciúma)
Souza (Portuguesa)
Thiago Ribeiro (Santos)
Tinga (Cruzeiro)
Titi (Bahia)
Valdívia (Palmeiras)
Valdomiro (Portuguesa)
Victor (Atlético-MG)
Wendel (Vasco)
William (Ponte Preta)
Zé Roberto (Grêmio)

Em tempo: O Coritiba demitiu o técnico Marquinhos e o coordenador de futebol Felipe Ximenes após vexame e derrota para o Itagüi da Colombia, pela Copa Sul-Americana. O mais cotado para assumir o comando do time Coxa Branca é Caio Júnior, que está desempregado.

Fonte: futebol interior
Com informações: Terra
Imagens; reprodução/Portal FI 


  
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger