quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Enem 2013 - Inep aciona Polícia Federal para investigar sobre gabarito falso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu para a Polícia Federal (PF) investigar a divulgação de um gabarito falso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que apareceu na noite desta terça-feira (22) na internet. Segundo informações da Ebc-notícias, o gabarito falso foi publicado em um perfil anônimo do Twitter e se refere às respostas da prova de cor rosa do Enem.
Em nota, o Inep relatou que o fato é mais uma tentativa de "gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades", durante o período de realização do Enem. Confira abaixo, matéria completa sobre o caso.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano tem mais de 7, 1 candidatos inscritos, é uma das mais importantes medidas do governo com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior a muitos brasileiros. É fundamental nos colocarmos favoráveis quando percebemos que a meta é a busca incessante pela melhora da Educação em nosso no país.

Não é hora de se preocupar com ações deste tipo, que só visam tão somente tumultuar o processo e desclassificar o exame, que é um sucesso em todo o Brasil. É sim, hora de manter a tranquilidade, aproveitar o resto de tempo que falta até o início das provas para revisar assuntos, conferir dicas importantes, checar o que é preciso levar, o que não fazer e o que não esquecer. Isto é, estar devidamente preparado para evitar aborrecimentos de última hora e estar confiante em um resultado positvo. 

O Blog do Guara deseja boa sorte a todos os estudantes que irão participar do Enem 2013. 

Inep pede para PF investigar divulgação de gabarito falso de prova do Enem

Mariana Torkania
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu para a Polícia Federal (PF) investigar a divulgação de um gabarito falso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 divulgado na noite de ontem (22) na internet.

Em nota, o Inep relatou que a divulgação do gabarito falso é mais uma tentativa de “gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades”, durante o período de realização do Enem.

“O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital. O caso foi encaminhado à Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no Artigo 311 A do Código Penal", diz a nota do Inep.

O Enem teve casos de vazamento de questões em 2009 e em 2011. Este ano, o Ministério da Educação tomou uma série de providências para garantir a segurança das provas. Segundo a pasta, elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. São cerca de 63 mil malotes fechados com cadeado eletrônico e GPS. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário da abertura no local de aplicação da prova.

O Enem socorrerá no sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos estão inscritos. Eles farão a prova em 1.161 municípios. Os gabaritos, após a realização das provas objetivas, serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro. A data da divulgação do resultado final ainda não foi definida.

Edição: Aécio Amado
Da Agência Brasil
Imagem: reprodução/redeto

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger