sexta-feira, 15 de novembro de 2013

E agora, Josés?

Por Celso Lungaretti* 

A prisão sempre foi um acontecimento normal na vida de um revolucionário. Nunca nos envergonhamos de ser presos por tentarmos abolir a exploração do homem pelo homem. Nem deveríamos: só os melhores o fazem.


O constrangedor, no caso do Zé Dirceu e do José Genoíno, é estarem prestes a cumprir penas em função de um episódio de corrupção.

Nunca concordei com a decisão de alegarem inocência, que é a mesma de quase todos os criminosos comuns. O homem das ruas imediatamente conclui que são culpados.
Deveriam ter dito a verdade: que é praticamente impossível governar o Brasil sem comprar o apoio da ralé parlamentar, seja com Pastas e cargos, seja com grana.

Que, bem vistas as coisas, era melhor fazê-lo com dinheiro do que colocando raposas para cuidarem de galinheiros. As maracutaias se multiplicariam como cogumelos.

Finalmente, deveriam ter atirado na cara das vestais do sistema que estavam sendo colocados na berlinda em função do que a grande maioria dos políticos faz e sempre fez, com irritante impunidade. Salta aos olhos que foram utilizados dois pesos e duas medidas.

E agora, Josés?

Não adianta continuarem insistindo em que o mensalão não existiu e que ambos são angelicais. Só a militância vai acreditar. 

Eu sugeriria a ambos que assumissem suas responsabilidades, tratando, em seguida, de convencer a opinião pública do MAIS IMPORTANTE NISSO TUDO: o fato de jamais terem levado ou pretendido levar vantagem pessoal. Cometeram um grave erro político, ao cederem à chantagem dos podres e ao incorrerem em ilicitudes para terem com que pagar a eles. Mas não foram movidos pela ganância.

Disto tenho certeza. E é isto que os diferencia dos ratos de esgoto que são os verdadeiros corruptos.
Se convencerem o povo de que seus motivos não eram torpes e que jamais desceram tão baixo como os demais políticos, salvarão algo do incêndio. Caso contrário, a burguesia e sua indústria cultural terão feito barba, cabelo e bigode de ambos.


*Celso Lungaretti é jornalista e escritor. Participou da resistência à ditadura militar na década de 1960. É autor do livro Náufrago da Utopia e responsável por um blog com o mesmo nome. 


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger