quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Celular: o inimigo noturno dos jovens e adolescentes

Um aliado durante o dia, à noite o celular pode se tornar um inimigo oculto para muitos jovens e adolescentes, roubando-lhes preciosos minutos de descanso. Sempre conectados, a maioria atrasa o sono usando o aparelho até tarde da noite. Prática que resulta em dificuldade de aprendizado e alterações de comportamento. Dormir mal continuamente, também é porta de entrada para outros males como gripes e resfriados constantes.
O alerta vem de uma sondagem feita pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), sobre o sono. O Instituto ouviu 1.830 jovens brasileiros de baixa renda que estudam e trabalham. Do total, 88% disseram que tem um sono ruim ou insatisfatório e 43% relataram que dormem somente de três a cinco horas por noite.

Segundo a presidente do Ipom, Myriam Durante, o problema afeta todas as classes sociais e surge da ativação do cérebro provocada pelo celular. "Interagir com o aparelho deixa a pessoa elétrica e sem vontade de dormir", comenta a psicoterapeuta. Pelo menos 83% dos voluntários da sondagem afirmaram que mantém o celular perto do travesseiro. "Ao ouvir um toque, o cérebro se prepara para atender, o que impede que a pessoa entre no sono reparador", explica Myriam.

Quer dizer, nem mesmo dormindo o jovem ou adolescente descansa. Os "desregrados", poderão enfrentar problemas como, mau humor e desatenção. Além da baixa imunidade, pois o crescimento do jovem ocorre durante a noite. "A obesidade também é comum” nesse grupo, diz Myriam. Ela salientou que: enquanto adultos com problemas de insônia se tratam com medicamentos, "a falta de sono entre os jovens deve ser combatida apenas com a conscientização deles".

Deve ser imposto um limite de horários, "o medicamento é um caminho sem volta, pois o corpo vai passar a exigir o remédio para dormir", explica ela.  "O ideal é fazer atividade física regular e trabalhar a respiração. Ajuda médica é possível, mas apenas para acompanhamento",conclui.

Fonte: O DIA
Imagem: reprodução/Google

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger