sábado, 21 de julho de 2018

Centrão é a manifestação organizada da geleia geral da política partidária, por Luis Felipe Miguel

Por Luis Felipe Miguel, no GGN - Acho engraçado esse negócio de "Centrão". Em que mundo aqueles partidos são de centro? Só na novilíngua do noticiário político brasileiro, em que Ciro Gomes é "radical", Lula é "extremista" e Boulos, "terrorista". São partidos de direita com comportamento acentuadamente fisiológico - outra expressão curiosa, um eufemismo brasileiro que indica aquela zona cinzenta entre o oportunista e o corrupto.
É mais um "Gelatinão" do que qualquer outra coisa. Um paradoxo, na verdade: o "Centrão" é a manifestação organizada da geleia geral da política brasileira.

Agora, rifam Ciro e decidem apoiar Alckmin. O candidato do PSDB ganha algum gás e encerra, ao menos por enquanto, a ofensiva para substituí-lo por Dória. O preço que paga é ter seu eventual (ainda improvável) governo tutelado por seus parceiros; seu programa, que a imprensa vai chamar de "liberal", só poderá ser a manutenção, ampliação e blindagem da elite política sobre o Estado brasileiro.

Mas não se sabe se o apoio será o suficiente para erguer sua campanha - os tucanos andam chamuscados demais para conseguir alçar voo. 

Ciro sai mal da história, sem os apoios ambiciosos e com dificuldade para recuperar seu discurso à esquerda. 

Mas a lição principal é que os partidos da direita fisiológica também fecham as portas par uma saída negociada da situação aberta com o golpe. Ciro tentava se posicionar como o arauto de um novo lulismo, capaz de conciliar os contrários e pacificar o país. Um lulismo diferente, é claro, adaptado à sua persona, sem a barreira que o preconceito de classe gerava, com um toque mais tecnocrático e menos popular. Mas o mesmo espírito, de uma pactuação que incorporasse todos sem ameaçar ninguém. 

A manutenção de Lula como preso político, nas circunstâncias que todos conhecemos, mostra que a classe dominante brasileira fecha as portas para esta repactuação, tal como proposta por Lula. Ciro já enfrentava o desagrado de muito do empresariado e, agora, ganha a rejeição formal da elite política: seu próprio projeto de repactuação não encontra eco. 

O caminho deles, está dito e redito, á aprofundar os retrocessos, sem ceder nada, sem conceder nada. 

***
Imagem: reprodução/Foto: Ig

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger