quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Assista ao vivo: STF começa a julgar prisão após condenação em 2ª instância

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta quinta-feira (17) o julgamento de três ações sobre a legalidade das prisões após condenação em segunda instância. As ações foram movidas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelos partidos PCdoB e Patriota.
No entendimento adotado pela Suprema Corte em 2016, o réu que for condenado em 2ª instância pode ser preso e esperar, na cadeia, o desenrolar de novos recursos. Ou seja, autoriza o início da execução da pena antes do trânsito em julgado.

Se a maioria dos ministros o STF decidir que condenados só devem começar a cumprir a pena após trânsito em julgado, poderão ser libertados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e outros 13 condenados em segunda instância na Lava Jato que tiveram mandados de prisão expedidos e cumprem pena em regime fechado. 

É possível ainda que, se confirmada a mudança, os ministros deliberem também o alcance que terá a nova decisão.

O julgamento inicia com a leitura do processo pelo relator, o ministro Marco Aurélio Mello, contendo 17 páginas do que vai ser analisado. Na sequência, o plenário ouve os autores das três ações e depois a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da União (AGU). Depois do parece da PGR e AGU, 10 entidades fazem suas considerações. Dentre elas, defensorias públicas do Rio de Janeiro, de São Paulo e da União, o Instituto Iberoamericano de Direito Público e a entidade Conectas Direitos Humanos.

A votação dos onze ministros só vai começar na sessão seguinte, marcada para às 09:30 horas da quarta-feira da semana que vem e deve se estender até o fim da tarde. O expectativa é que a votação comece e termine no mesmo dia, colocando um ponto final na questão. 

Assista ao julgamento ao vivo:



Fonte: Carta Capital/o Antropofagista
Imagem: reprodução/Foto: Nelson Jr/SCO/STF


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger