sábado, 30 de novembro de 2019

"Carne estava muito barata", diz ministra da Agricultura sobre alta dos preços

Do Poder 360, via: O Essencial - A ministra da Agricultura, disse ao Poder360 que o consumidor brasileiro deve se acostumar com o aumento no preço da carne nos últimos meses. A alta desde janeiro foi de 5% a 26%, dependendo do corte.

"Vai ter uma estabilização. Não vai ter mais essas puxadas. Mas não tem perigo de voltar ao que era. Mudou o patamar. Já tinha mudado o da soja, do milho", afirmou a ministra. "A carne ficou por 3 anos com valor muito baixo. Isso faz com que o mercado sinta mais essa subida". Ela disse que não faltará carne nos açougues. "O risco de desabastecimento é zero."

A alta é consequência sobretudo do aumento da demanda dos chineses. A peste suína africana levou à perda de 40% do rebanho de suínos do país. Com isso, a China está comprando mais carne bovina de muitos países, incluindo o Brasil. As exportações para o país asiático passaram de 20.000 toneladas em junho para 65 mil em outubro.

Tereza Cristina aponta também a combinação de fatores climáticos com a baixa remuneração dos produtores. "Tivemos uma seca 1 pouco prolongada neste ano, com pastos não de muita qualidade para fazer o acabamento do gado. Geralmente, o que o produtor faz é dar ração para o gado para fazer o acabamento. Neste ano, com o valor da arroba, não fechava a conta, então a maioria conseguiu fazer isso e houve 1 retardamento da oferta de boi gordo", disse. 

(...)

Imagem: reprodução/Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger