sábado, 4 de abril de 2020

Procuradoria Eleitoral dá parecer favorável pela extinção do PT

Do Estadão: O vice-procurador eleitoral Renato Brill de Goés deu parecer favorável pela admissibilidade de uma ação de cancelamento der registro de partido político do Partido dos Trabalhadores (PT). A manifestação foi apresentada no último dia 27, no âmbito de requerimento que alegava que 'no curso da Lava Jato restou demonstrado que o PT recebeu recursos de origem estrangeira'.

Para se manifestar a favor do início da fase de instrução do processo, Goés se baseou em dispositivo da Lei dos Partidos Políticos que indica que o "Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira".

"Diante de tal contexto, forçoso reconhecer a existência de indícios suficientes do recebimento, por parte do Partido do Trabalhadores - PT, ora requerido, via interpostas pessoas, de recursos oriundos de pessoas jurídicas estrangeiras (Keppel FELS e Toshiba), inclusive para pagamento de despesas contraídas pelo próprio Partido, a evidenciar, em tese, interesse direto da instituição partidária e não apenas de dirigente seu, circunstância que autoriza o prosseguimento do feito quanto à hipótese do inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos, com a inauguração de sua fase de instrução", escreveu Goés.

No parecer, o vice-procurador-geral eleitoral solicitou a oitiva de José Alberto Piva Campana e Rafael Ângulo Lopes, citados em depoimento do doleiro Alberto Youssef. Além disso, pediu as cópias dos depoimentos prestados pelo representante do Grupo Keppell FELS Zwi Scornicki, pelo publicitário João Cerqueira de Santana Filho por sua esposa Mônica Regina Cunha Moura à 13ª Vara Federal de Curitiba

(...)

PS: enquanto isso, segue em ritmo de tartaruga a investigação sobre o uso industrial de fake news na campanha de Jair Bolsonaro. Essa investigação, se um dia concluída, tem potencial para cassar o registro da candidatura de Bolsonaro e Mourão. Assim, como determina a lei, haveria novas eleições. 

Imagem: reprodução/divulgação

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger