sexta-feira, 15 de maio de 2020

Confira a previsão de retorno das principais ligas de futebol pelo mundo. Bundesliga volta neste sábado

Após mais de dois meses de paralisação em razão da pandemia de Covid-19, a Bundesliga retoma a sua disputa neste sábado (16). Enquanto o Campeonato Alemão volta aos gramados, sem a presença de torcedores, no Brasil não há previsão do retorno do Brasileirão, nem dos campeonatos estaduais. Confira a situação das principais ligas de futebol do mundo.

´
Portugal

Segundo comunicado da Liga Portuguesa divulgado na terça (12), o campeonato nacional que parou no dia 8 de março, na 24ª rodada, retorna em 4 de junho. A dez rodadas do fim, o Porto lidera a competição com 60 pontos, um a mais do que o segundo colocado, Benfica. 

Os clubes portugueses voltaram aos treinos no início de maio, num primeiro momento em pequenos grupos de jogadores. Decisão tomada depois de vistorias e realização de testes em todos os profissionais necessários para a volta da competição. Nove atletas foram diagnosticados com a Covid-19. O único caso revelado foi do jogador David Tavares, 21, do Benfica. Segundo a liga, a volta do futebol acontece em razão da esquipes terem cumprido todos os protocolos sanitários determinados pelo governo, assim como a adoção de medidas de proteção para os jogadores, comissões técnicas e funcionários que estarão envolvidos nas realizações das partidas.

Espanha

O campeonato espanhol parou no dia 8 de março, na 27ª rodada. A liga espanhola avisou aos clubes que pretende retomar o campeonato em 12 de junho. No entanto, a decisão precisa do aval do governo. As equipes foram liberadas para voltar aos treinos na semana passada em pequenos grupos. La Liga anunciou no domingo (10) que cinco jogadores tiveram seus testes positivos para Covid-19 e cumprirão quarentena. Para que o atleta possa voltar aos treinamento, precisará ter dois testes negativos. O líder do campeonato espanhol até a paralisação era o Barcelona, com dois pontos a mais que o Real Madrid (58 a 56), faltando 11 rodadas para o fim da competição. 

Itália

O Campeonato italiano parou no dia 9 de março quando era disputada a 26ª rodada, mas alguns jogos já haviam sido adiados ou realizados com portões fechados. O plano é que a Série A do torneio retorne nos dia 13 ou 20 de junho, caso o governo italiano dê seu aval. Faltando 12 rodadas para o término, o líder do campeonato é a Juventus, com um ponto à frente da Lazio (63 a 62).

Um dos epicentros da doença na Europa, com mais de 30 mil mortes, a Itália permite que os clubes organizem sessões de treinos individuais desde o dia 4 de maio. A partir do dia 18, os treinamentos coletivos poderão voltar, mas terão que seguir um rigoroso protocolo sanitário. Pelas regras atuais, clubes serão obrigados a colocar todo o elenco e a comissão técnica em confinamento de 15 dias caso algum exame dê positivo para o coronavírus na equipe.

Inglaterra

O Campeonato inglês foi paralisado no dia 9 de março, na 29ª rodada. A organização da Premier League espera que todos os clubes voltem às atividades até o dia 18 de maio, com a intenção de retomar a competição em 6 de junho. A nove rodadas do fim, o Liverpool lidera o campeonato com larga vantagem sobre o vice-líder Manchester City (82 pontos contra 57). Com grupos pequenos, alguns times já retomaram os treinamentos. O governo do Reino Unido autorizou a volta do campeonato a partir de junho, mas o problema é que o país tem mais de 33 mil mortos em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos EUA. Por isso, muitos atletas e até alguns clubes têm se manifestado contra o retorno do futebol.  

França

A liga francesa decidiu encerrar a temporada 2019/2020 faltando dez rodadas para o fim do campeonato, disputada até o dia 8 de março, na 28ª rodada. A liga declarou o Paris-Saint German campeão, com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Olympique de Marselha, e um jogo a menos. E definiu também suas vagas nas ligas europeias e os rebaixados, com base na situação de momento na tabela. 

Brasil

Os principais campeonatos estaduais no Brasil, foram paralisados na semana do dia 15 de março. Nenhuma competição dos principais estados tem data marcada para volta e não há previsão para o início do Campeonato Brasileiro, que deveria ter começado há duas semanas. Poucos clubes retomaram os treinos até agora, com exceção de Internacional e Grêmio que têm feito trabalhos de recuperação física com pequenos grupos de jogadores. O gremista Diego Souza, que estava no Rio de Janeiro, foi diagnosticado com a Covis-19 e segue em isolamento. O Flamengo, que ainda não retomou os trabalhos, realizou 293 testes no elenco, seus familiares e funcionários, que revelaram 38 casos positivos para o novo coronavírus. Três deles jogadores que não tiveram os nomes revelados.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não dispõe de um protocolo oficial para orientar a volta dos treinamentos, e cada federação estadual trabalha em suas próprias diretrizes. O presidente Jair Bolsonaro já se declarou favorável ao retorno do futebol, assim como o Ministério da Saúde, que ao analisar posição da CBF fez uma série e ressalvas. Uma delas se referindo ao baixo número de testes disponíveis no país.

Argentina 

O Campeonato Argentino terminou no dia 9 de março, conforme o calendário original, com o Boca Juniors campeão. A Copa da Superliga, que levaria seu vencedor à Libertadores de 2021, começou na semana seguinte, mas acabou cancelada no fim de abril, sem a a conclusão da primeira rodada. Na Argentina não há data prevista para a volta do futebol

O presidente argentino, Alberto Fernández, decretou quarentena total no país em março, quando havia 128 casos de Covid-19 confirmados, e prorrogou nesta semana as medidas de distanciamento [social] até, pelo menos, 24 de maio. Até a noite de quinta (14), o pais confirmou 7.134 casos da doença e 353 mortes. 

Fonte: Folhapress/via: Super.FC
Imagem: reprodução/Foto: Ina Fassbender/AFP/Getty Image

[A volta do Campeonato alemão acontece neste sábado (16), domingo e segunda-feira, por enquanto sem a presença de torcedores. Atualmente, a liderança da Bundesliga é do Bayern de Munique, com 55 pontos, seguido por Borusia Dortmund (51), RB Leipzi (50), e Borussia Möncchengladbach e Bayer Leverkusen, ambos com 49 pontos. Os jogos da 26ª rodada reiniciam com o clássico alemão entre Borussia Dortmund x Schalke 04 com transmissão do Fox Sports, sábado (16), às 10:30 horas (de Brasília). Às 13:30 horas o canal transmite Eintracht x Borussia Mönchengladbach. Os canais da Fox Sports, ESPN Brasil e Watch ESPN seguem transmitindo os jogos da rodada, no sábado e no domingo. Na segunda-feira (18), a ESPN transmite Werner Bremen x Bayer Leverkusen, às 15:30 horas.]

***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger