sexta-feira, 26 de março de 2021

Butantan anuncia vacina anti-Covid com fabricação 100% nacional

www.seuguara.com.br/Butantan/vacina/coromavírus/

Jornal GGN
- O Butantan anunciou na manhã desta sexta (26) o desenvolvimento de uma vacina própria contra o novo coronavírus, de fabricação 100% nacional. O instituto pediu à Anvisa a autorização para iniciar as três faces de ensaios clínicos em humanos.
www.seuguara.com.br/Butantan/vacina/coronavírus/

Em paralelo aos estudos, o Butantan vai fabricar, "por conta e risco", 40 milhões de doses do novo imunizante. Segundo o governador João Doria, as doses devem estar prontas até julho, aguardando a aprovação da Anvisa para serem inoculadas.


A Butanvac é desenvolvida no âmbito de um consórcio internacional que conta com países como Vietnã e Tailândia. Ela garantirá, segundo o diretor Dimas Covas, a independência do Brasil em relação à importação de insumos.


"Essa vacina será integralmente produzida aqui. Não dependeremos da importação de nenhum insumo. Ela será feita a partir de uma vacina que já existe, a vacina da gripe. O Butantan é o maior produtor de vacina da gripe", disse Dimas Covas. 

Covas comentou ainda que a Butanvac precisará de menos líquido para imunizar a população, em comparação com a Coronavac, a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac.


Em entrevista à CNN Brasil, Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, elogiou a iniciativa de produzir uma vacina com a mesma tecnologia da vacina da gripe. Isso permitirá ao Brasil atualizar o imunizante em função do surgimento de novas cepas da Covid-19.


Croda ponderou, contudo, que a conclusão dos testes clínicos deve levar meses e, até lá, uma boa fatia da população brasileira deverá ter sido imunizada com as vacinas já contratadas pelo Ministério da Saúde - a Coronavac, a vacina de Oxford, além de doses adquiridas da Pfizer, Janssen e outros laboratórios.


Dimas Covas afirmou que há intenção de atender ao mercado internacional exportando a Butanvac. 


Imagem: reprodução/Foto: divulgação/SP


[Planalto divulga reunião para vacina nacional após anúncio da Butanvac: "O Palácio do Planalto divulgou, na tarde desta sexta-feira (26/3), que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro da Ciência e Teconologia, Marcos Pontes, estão reunidos para tratar de uma vacina 100% brasileira. A informação foi distribuída à imprensa horas após o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, anunciar a criação da Butanvac, imunizante contra a Covid-19 produzido no Brasil. O instituto afirmou que, ainda nesta sexta, pedirá autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os estudos clínicos em voluntários sejam iniciados."]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger