quarta-feira, 31 de março de 2021

Governo Bolsonaro: Ministério da Defesa troca todos os comandantes das Forças Armadas

www.seuguara.com.br/general Braga Netto/Ministro da Defesa/Governo Bolsonaro/
O novo ministro da Defesa do governo Bolsonaro, general Walter Braga Netto anunciou nesta terça-feira (30), a substituição dos três comandantes das Forças Armadas brasileiras. É a primeira vez na história que três comandantes das Forças Armadas pedem renúncia conjunta. A crise é a maior desde a demissão em 1977 do então ministro do Exército Sylvio Frota por Ernesto Geisel, em pleno regime militar.

www.seuguara.com.br/general Braga Netto/Ministro da Defesa/governo Bolsonaro/

Edson Leal Pujol (Exército) Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica) já haviam colocado seus cargos à disposição, na segunda-feira (29), [depois da troca de comandos em seis ministérios promovida pelo presidente Jair Bolsonaro].

      

“O Ministério da Defesa (MD) informa que os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica serão substituídos. A decisão foi comunicada em reunião realizada nesta terça-feira (30), com presença do Ministro da Defesa nomeado, Braga Netto, do ex-ministro, Fernando Azevedo, e dos Comandantes das Forças”, diz nota divulgada pela pasta .


O anúncio da demissão do general Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa, foi feito pelo Planalto na tarde de segunda-feira, que segundo informações dos generais da reserva, o general não aceitou interferência de Bolsonaro nas Forças Armadas. Um desses militares da reserva teria dito, que uma interferência desse tipo significa "quebra da organização constitucional de Estado" e "é inadmissível".


O general Braga Netto, substituto do general Azevedo e Silva no Ministério da Defesa, comandava a Casa Civil desde fevereiro do ano passado. Braga Netto está no Exército desde 1975. Ele liderou a intervenção do governo de Michel Temer na segurança do Rio de Janeiro, onde trabalhou a maior parte de sua carreira. E assumiu a Casa Civil no ano passado, substituindo Onyx Lorenzoni. 


(As informações são do site da Carta Capital)

Imagem: reprodução/Foto: José Dias/PR


[Chefes das Forças Armadas renunciam: "Não vamos participar de aventura golpista": "(...) A decisão foi tomada em uma reunião realizada nesta terça em Brasília, com Braga Netto, novo Ministro da Defesa, e do ex-ministro Fernando Azevedo, que deixou o cargo nesta segunda, dia 29. Ao deixarem seus cargos, todos reafirmaram na reunião com Braga Netto. Ao deixarem seus cargos, todos reafirmaram na reunião com Braga Netto que os "militares não participarão de nenhuma aventura golpista". É a primeira vez na história que os três comandantes da Forças Armadas pedem demissão conjunta por discordar de um presidente da República.

(...)

Braga Netto tentou dissuadi-los de seguir o seu antecessor, o também general da reserva Fernando Azevedo, demitido por Jair Bolsonaro na segunda-feira (29). O mal-estar pelo anúncio inesperado da saída de Azevedo, que funcionava como pivô entres as alas militares no governo, o serviço ativo e o Judiciário, foi grande demais.

(...)

Bolsonaro, (...) queria que o comandante do Exército se manifestasse publicamente contra o STF, em tom de ameaça, após os ministros da Suprem Corte decidirem pela elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma entrevista do general responsável pelo RH do Exército sobre a pandemia desagradou Bolsonaro (veja aqui).


[Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva deixa o cargo: "Azevedo e Silva foi escolhido por Bolsonaro para chefiar o Ministério da Defesa ainda durante a transição de governo, em 2018. O militar foi chefe do Estado-Maior do Exército, um dos postos de maior prestígio na Força, e passou à reserva em 2018. Quando foi anunciado ministro, ele era assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli."]

***

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger