Bolsonaristas hostilizam até equipe da Record. Por Altamiro Borges
Os profissionais tiveram que deixar o protesto dos fascistas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e por intervenção militar, realizado em Vitória (ES). "Os jornalistas precisaram ser escoltados pela pela Guarda Municipal para não sofrer agressões físicas de quem estava no local", descreve o site. Os bolsonaristas são realmente doentes, violentos e perigosos!
Segundo informações da TV Vitória, o repórter Alex Pandini e o cinegrafista José Jantorno estavam cobrindo o ato quando passaram a ser intimidados pelos milicianos, que gritavam palavras de ordem contra a imprensa. "Os gritos começaram quando a reportagem falava com uma mulher que pedia intervenção militar no Brasil".
Pandini foi abordado por um homem que o acusava de fazer uma "cobertura parcial", Sem clima para ficar no local, eles foram convidados a se retirar para preservar a segurança e a integridade física. Em dado momento, um homem que estava em um trio elétrico chegou a falar palavras de ordem contra os jornalistas".
Fenaj repudia a violência contra jornalistas
O repórter e o cinegrafista saíram sob escolta da Guarda Municipal, sob vaias. A TV Vitória disse repudiar o que aconteceu e defendeu a liberdade de imprensa. "Procurados pelo Notícias da TV, os organizados do evento pró-Bolsonaro não foram localizados para comentar sobre o incidente".
Já a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou nota, assinada em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, rechaçando a violência bolsonarista e afirmando que os "profissionais precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados". Confira a íntegra da nota:
***
O trabalho do jornalismo é apurar e relatar os fatos, o que tanto incomoda aos que utilizam de mentiras para se promoverem politicamente.
Os profissionais precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.
O Sindicato dos Jornalistas também orienta aos profissionais que não se arrisquem neste tipo de cobertura. Cabe às empresas de comunicação garantir a segurança de seus jornalistas, não colocando em risco a vida dos profissionais, e aos órgãos de segurança pública proteger os trabalhadores e a comunidade.
Reforçamos que estamos à disposição dos jornalistas e encaminhamos denúncias dos fatos aos organismos competentes.
Agredir jornalista é agredir a democracia. Chega de fakes. Basta de violência!
Imagem: reprodução

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.