terça-feira, 26 de julho de 2022

Alexandre prorroga prisão temporária de youtuber que ameaçou ministros do STF

Por Danilo Vital, no Conjur: Para garantir o avanço das investigações e impedir reações indevidas, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária do youtuber que abriu "temporada de caça" aos ministros da corte.
www.seuguara.com.br/Alexandre de Moraes/STF/prisão/youtuber/

Ivan Rejane foi preso na última sexta-feira (22/7), por ordem do ministro Alexandre e por recomendação da Polícia Federal, devido às ameaças antidemocráticas que fazia em seu canal no YouTube e nas redes sociais em que possui perfil.

Em vídeos e postagens, ele prometeu reunir todas as forças e "todas as pessoas que puder" para caçar petistas e ministros do STF e criou um grupo no aplicativo Telegram para coordenar as ações violentas. A defesa peticionou ao STF pedindo o relaxamento e revogação da prisão temporária.


Na segunda-feira (25/7), o ministro Alexandre de Moraes entendeu que a medida continua imprescindível. Isso porque, junto da prisão, foi apreendido material pertencente ao youtuber, que deve se analisado pela polícia para elucidar se pertence a organização criminosa antidemocrática.


Segundo Moraes, a conduta do preso condiz com os elementos colhidos nos inquéritos do STF que investigam o uso de fake news para desestabilizar a democracia e a prática de atos antidemocráticos. É um indício de uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas. 


A prisão deve ser mantida, também, para analise se há nas informações contidas nos bens e documentos recolhidos elementos que possam ensejar a realização de novas atividades investigativas, além de mitigar as oportunidade de reações indevidas e impedir a articulação com eventuais outros integrantes da associação, que obstruam ou prejudiquem a investigação.

Clique aqui para ler a decisão.


Imagem: reprodução/Foto: Nelson Jr./SCO/STF


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger