sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Flávio Dino aciona EUA e Interpol para acelerar extradição de Allan dos Santos

Publicado por Caique Lima, no DCM: O Ministério da Justiça acionou o governo dos Estados Unidos e a Interpol para tentar acelerar o processo de extradição de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que fugiu para o país em julho de 2020. A pasta de Flávio Dino fez um primeiro contato de aproximação para tentar trazer o foragido de volta ao Brasil. A informação é da coluna Painel na Folha de S. Paulo.
www.seuguara.com.br/Allan dos Santos/extradição/Ministério da Justiça/

Allan é alvo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) que apontam a existência de uma milícia digital para atacar instituições. O blogueiro está foragido desde 2021, quando teve sua prisão preventiva ordenada pela Polícia Federal no inquérito das fake news.

O governo brasileiro espera que seu nome seja incluído na lista de procurados da Interpol, o que já deveria ter acontecido. Em 2021, após a ordem de prisão, o Brasil acionou a instituição mas não foi atendido.


Há suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou obter sua extradição junto da Interpol. O deputado Eduardo, filho de Jair, chegou a oferecer ajuda ao blogueiro para deixar o país, segundo mensagens interceptadas pela Polícia Federal. Bolsonaro se encontrou com o blogueiro em Nova York em 2021, quando viajou para participar de evento da ONU (Organização das Nações Unidas).


Em novembro do ano passado, Alexandre de Moraes decretou o cancelamento do passaporte do blogueiro. O magistrado ainda determinou que sua decisão seja incluída no Módulo de Alerta e Restrição (MAR), impedindo-o de se locomover para outros países a partir dos Estados Unidos, onde tem morado.


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger