quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Palmeiras campeão e Santos rebaixado. Confira como terminou a última rodada do Brasileirão 2023

A 38ª e última rodada do Brasileirão 2023, concluída nesta quarta-feira (06/12) confirmou a conquista do título de campeão pelo Palmeiras, que empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Mineirão. E também a queda do Santos para a Série B, quarta equipe rebaixada junto com Goiás, Coritiba e América-MG. Com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, e as vitórias de Bahia e Vasco, o Alvinegro praiano foi rebaixado pela primeira vez em sua história. Confira o resumo e melhores momentos dos dez jogos.
A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 teve início às 19:00 horas desta quarta-feira (06), com o confronto entre os já rebaixados Goiás e América-MG, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). O Esmeraldino venceu por 1 a 0 e terminou a competição na 18ª posição com 38 pontos. Seguido do Coritiba, penúltimo colocado, com 30 pontos ganhos, e que se despediu da Série A com derrota para o Corinthians, por 2 a 0, no Couto Pereira. O Timão encerra o Brasileirão 2023 na 13ª posição, com 50 pontos. O Coelho, na lanterna, somou apenas 24 pontos. O Santos completa a lista dos quatro times rebaixados para a Série B encerrando sua participação na Série A deste ano, com 43 pontos ganhos, na 17ª posição na tabela.  

www.seuguara.com.br/Santos/Fortaleza/Brasileirão 2023/38ª rodada/

Na Vila Belmiro, o Fortaleza abriu o placar no primeiro tempo com gol de Marinho, aos 38 minutos. Aos 12' da etapa complementar, o zagueiro Messias empatou de gol de cabeça dando esperanças ao Alvinegro praiano. Porém no final, aos 50 minutos, Lucero colocou o Fortaleza outra vez em vantagem com um chute pelo alto da intermediária, com o goleiro João Paulo fora do gol. Após o apito final, a torcida santista mostrou revolta contra o time soltando rojões dentro de campo. Jogadores desolados, em pranto pela queda. Santos e Fortaleza voltam a campo em 2024 pelos respectivos campeonatos estaduais. 


As vitórias de Vasco e Bahia determinaram a queda do Santos, que irá disputar a Série B do Brasileirão pela primeira vez em sua gloriosa trajetória na elite do futebol brasileiro. O Vasco garantiu sua permanência na Série A com vitória sobre o Bragantino por 2 a 1, em São Januário. O Bahia, na última rodada (38º) venceu o Atlético-MG de goleada, por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, escapando da zona perigosa com um apresentação de gala. Com o resultado, o Tricolor de Aço ficou na 16ª posição com 44 pontos. Um a mais que o Santos e com um ponto a menos que o Vasco (15º).


Com a derrota para o Bahia, o Atlético mineiro caiu para a 3ª posição, com 66 pontos. Dois a menos que o Grêmio, que venceu o Fluminense, campeão da Copa Libertadores 2023, por 2 a 3, no Maracanã. O Tricolor gaúcho termina o Brasileirão 2023 na vice-liderança, com dois pontos a mais que o Palmeiras que confirmou a conquista do título de campeão brasileiro de 2024, com um empate em 1 a 1 diante do Cruzeiro, no Mineirão. A Raposa jogou sua última partida no Brasileirão 2023 já sem nenhum risco de rebaixamento e terminando a competição na 14ª posição com 47 pontos. 


O Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro de 2023 com derrota para o São Paulo, campeão da Copa do Brasil 2023, batendo o próprio Flamengo com uma vitória e um empate na final. O gol da vitória do Tricolor, o único do confronto no Morumbi, foi marcado por Luciano, aos 35' do primeiro tempo. Mesmo com a derrota, o Rubro-negro permaneceu no G4, com 66 pontos e vaga direta na Copa Libertadores 2024. 

O Flamengo ficou empatado com Atlético-MG (3º) em número de pontos. Ambos com dois a mais que o Botafogo, que sofreu derrota para o Internacional, por 3 a 1, no Beira-Rio. O Glorioso, depois de uma campanha memorável, na liderança do Brasileirão 2023 por 31 rodadas, termina sua participação no Campeonato de forma melancólica com 11 partidas sem vitórias, na 5ª posição. E vai disputar a Pré-libertadores no ano que vem. O Colorado, se despede do seu torcedor com quatro vitórias consecutivas, na 9ª posição, com 55 pontos ganhos.


O Cuiabá fechou sua participação no Brasileirão 2023 com uma grande vitória, batendo o o Athletico-PR por 3 a 0, na Arena Pantanal. Com o resultado, o Furacão ficou na 8ª posição, com 56 pontos, se garantindo na Copa Sul-Americana com a mesma pontuação do Fluminense (7º). A ambos com um ponto a mais que o Internacional (9º). O Cuiabá terminou a última rodada da Série A deste ano, na 12ª posição, também com vaga garantida na Sul-Americana, com 51 pontos. Um a mais que o Corinthians (13º).   


Um balanço rápido após o término do Brasileirão 2023


A última rodada do Campeonato Brasileiro 2023 realizada nesta quarta-feira (06) terminou como não poderia deixar de ser, com alegria e emoção por parte de algumas equipes e respectivas torcidas. E para outras com decepção e tristeza.

O Palmeiras conquistou o título de campeão pela segunda vez consecutiva, terminando o Brasileirão 2023 com 70 pontos. O Grêmio ficou na vice-liderança, com 68 pontos. O Atlético-MG foi o terceiro colocado, enquanto o Flamengo ficou com a última vaga no G4. Ambos com derrotadas na última rodada (38ª) e com o mesmo número de pontos conquistados (66). 


Portanto, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo compõem a lista dos times classificados de maneira direta à fase de grupos da Copa Libertadores 2024. Juntam-se a eles, o Fluminense, que terminou o Brasileirão 2023 na 7ª posição, com 56 pontos, mas garantindo a vaga direta no torneio continental por ser o atual campeão. E o São Paulo, que terminou a última rodada com vitória sobre o Flamengo, na 11ª posição, com 53 pontos, e integra o grupo ao conquistar o título da Copa do Brasil 2023.


Botafogo e Red Bull Bragantino, quinto e sexto colocados, respectivamente, são as duas equipes que disputarão a Pré-Libertadores. O Glorioso, que esteve na maior parte na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro este ano, ficou  com 64 pontos ganhos. Dois a mais que o Massa Bruta, que por várias vezes apareceu na vice-liderança do Brasileirão 2023, e termina a competição com 62 pontos conquistados.


Na Copa Sul-Americana estão garantidos: o Athletico-PR, que perdeu a última para o Cuiabá e ficou na 8ª posição, com 56 pontos; o Internacional, em nono lugar com 55. O Fortaleza, na décima colocação, com 54. O Cuiabá, também com boa campanha no torneio, na 12ª posição, com 51 pontos; o Corinthians, na 13ª posição com 50. E o Cruzeiro, que terminou o Brasileirão 2023 na 14ª colocação, com 47 pontos. 


Já, Vasco e Bahia, definiram a permanência na Série A vencendo seus adversários na última rodada (38º). O Cruzmaltino bateu o Bragantino, por 2 a 1, em São Januário, e garantiu 15ª posição somando 45 pontos. O Tricolor de Aço venceu o Atlético-MG de goleada, por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, e ficou na 16ª posição, com 44 pontos. 


Os quatro clubes que jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024 são: o Santos, que perdeu para o Fortaleza e foi rebaixado pela primeira vez em sua história; o Goiás, que se despediu da Série A com vitória sobre o lanterna América-MG, primeiro a cair. E o Coritiba, que se despediu com derrota em casa para o Corinthians encerrando o Campeonato na penúltima colocação.































(com informações da Gazeta Esportiva/Ge.com)
Imagem: reprodução/Foto: Abner Dourado/Agif

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger